Campanha Municipal contra Febre Amarela incentiva comunidade palmitense a se vacinar em Palmitos

A secretaria municipal de Saúde (SMS) de Palmitos, através da Vigilância Sanitária, promoveu no sábado (19), o "Dia D" da Campanha Municipal de Vacinação contra a Febre Amarela. A ação, realizada nas duas Unidades Básicas de Saúde da cidade, buscou estimular a população palmitense que não está em dia com a vacina se imunizar contra a doença. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Franciole Mallmann, somente durante o "Dia D" 609 pessoas receberam a imunização, além de outras vacinas aplicadas na mesma data, como a Anti-tetânica, Hepatite B e Tríplice Viral.

A enfermeira diz que o objetivo da SMS foi vacinar o maior número de pessoas que ainda não haviam sido imunizadas. "É importante lembrar que a vacina contra febre amarela é gratuita e a primeira dose pode ser aplicada a partir dos nove meses de idade e é necessário uma dose de reforço somente a cada 10 anos", explica. De acordo com ela, a região de Palmitos é área de risco devido alta incidência do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, que pode levar a morte e causada pelo vírus da febre amarela, que ocorre na América do Sul e na África. Apresenta duas formas de expressão, a urbana e a silvestre.

Assim como a dengue a febre amarela tem sintomas pouco específicos, como febre, mal estar e vômitos, mas se não tratada pode levar à morte por hemorragia, alerta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Franciole M. B. Mallmann. 

Prevenção

A Secretaria de Saúde indica duas formas de evitar a Febre Amarela: vacinação e o combate às larvas e ao mosquito adulto, já que o transmissor da Febre Amarela é o Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da Dengue. A recomendação é que todas as pessoas que não estão com o cartão de vacinação em dia procurem as unidade de saúde para se imunizar, além de não deixar água parada em recipientes como latas, embalagens, copos, tampas de refrigerante, pneus, vasos de plantas, garrafas, caixas d'água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras.

Publicado por: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Rosângela Freitag -|MTb/SC 03142 JP|
(49) 3647-9622 / (49) 9906-2127