Campanha de conscientização celebra o Dia Mundial de Combate à Aids em Palmitos
Oportunizar um momento de reflexão no dia Mundial de Combate à Aids. Com este intuito que nesta quinta-feira (1º/12), a secretaria municipal de Saúde (SMS) de Palmitos, por meio do Núcleo de Apoio de Saúde da Família, (NASF), Vigilância Epidemiológica e equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), realizaram uma ação de conscientização em frente à Praça Carlos Culmey, com a distribuição de preservativos e materiais informativos e disponibilização de requisição para exames de HIV na Unidade Básica de Saúde. Na ação, realizada durante toda a manhã, também foram distribuídos dez exames gratuitos através de parceria com o Laboratório Laborvida.
Voltada a toda comunidade palmitense, o intuito da ação foi conscientizar sobre as formas de transmissão e prevenção ao HIV/Aids, e a importância de se combater o preconceito contra soropositivos. Conforme farmacêutica do NASF, Ana Cristina Sangalli Biasi, a campanha buscou ainda alertar sobre a vulnerabilidade de todos em relação ao vírus, lembrando que, segundo pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde no último mês, Santa Catarina é o terceiro Estado com maior percentual de incidência de Aids. A farmacêutica também destacou a importância da realização dos exames para o diagnóstico precoce da infecção. "Saber se tem o HIV precocemente permite começar o tratamento no momento certo e ter uma melhor qualidade de vida. O teste anti-HIV deve ser realizado pelo menos uma vez na vida ou sempre para quem se expõe a situações consideradas de risco," salientou.
SMS alerta sobre as formas de transição do HIV
O HIV não é transmitido pelo beijo, toque, abraço, aperto de mão ou compartilhamento de toalhas. As formas de contaminação são as seguintes: por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo), anais, vaginais e orais; Pelo compartilhamento de agulhas; seringas e cachimbos contaminados; de mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação; por transfusão de sangue.
Laço Vermelho
Durante toda a semana, os profissionais da SMS incentivaram a comunidade a usar o laço vermelho, símbolo Mundial contra a Aids. Um grande laço foi montado com balões na cor vermelha na fachada da prefeitura e na Praça Carlos Culmey. A ACIP/CDL foi mais uma vez parceira e motivou os lojistas a decorar suas fachadas com o símbolo.
O laço vermelho foi escolhido como símbolo na luta contra a doença em 1991, em Nova York. A cor vermelha expressa uma relação com o sangue, o amor e a infecção pelo HIV. O símbolo foi criado como forma de homenagear os mortos pela doença e também para ajudar na conscientização sobre a seriedade da epidemia.
Dia Mundial contra a Aids
O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi instituído como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a AIDS pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, a data começou a ser comemorada no final dos anos 1980, envolvendo todos os níveis de governos e organizações sociais.
Publicado por: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Rosângela Freitag -|MTb/SC 03142 JP|
(49) 3647-9622 / (49) 9906-2127