Núcleo de Apoio à saúde da família lança Programa de Atenção ao Idoso

A partir deste mês de Abril iniciam em Palmitos as atividades do PAI (Programa de Atenção ao Idoso). O programa lançado pelo NASF (Núcleo de Apoio à Saúde a Família) é coordenado em nosso município pela farmacêutica Ana Cristina Sangalli Biasi. Para melhor funcionamento deste, a Secretaria Municipal de Saúde adquiriu 40 bolsas térmicas.

Por meio dos Agentes Comunitários de Saúde, que já realizam o contato com os pacientes, estas bolsas irão servir para entregar medicamentos básicos, de uso contínuo, àqueles de 60 anos ou mais. Não estão incluídos remédios controlados, injetáveis ou que precisem de refrigeração específica.

Para aderir a este programa, os idosos que tiverem interesse, devem procurar pela enfermeira de sua área de cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF), nas Unidades Básicas de Saúde, e assim realizar cadastro. São necessários documento de identidade, CPF, Título de Eleitor, Comprovante de Residência e cópia da Receita Médica Atualizada. Os cadastros devem ser feitos entre os dias 1º e 7 de cada mês.

Os pacientes idosos que não têm interesse em participar deste programa, recebendo o medicamento em casa, podem continuar retirando o remédio nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde.

As Agentes Comunitárias de Saúde Solange Bremm e Isolde Wiellenz explicaram que já estão comunicando aos pacientes sobre esta nova iniciativa, que irá melhorar a facilidade de acesso destas pessoas aos medicamentos, evitando possíveis transtornos de deslocamento.

Publicado por: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Ediane Zanella