Lançamento do P.A.I em Palmitos e ciclo de palestras para idosos lota Auditório da Prefeitura

Os idosos são sinônimo de experiência, de trajetória de vida. Por isso são essênciais na vida das famílias. Na segunda-feira, dia 04, vários grupos locais de idosos, bem como profissionais da saúde e população em geral, estiveram reunidos no Auditório da Prefeitura, onde participaram de dois momentos. No primeiro aconteceu o lançamento do P.A.I (Program de Atenção ao Idoso) e após o Coordenador do CAPS, o centro de atenção psicossocial, a nutricionista da Secretaria Municipal da Saúde e a coordenadora dos grupos de idosos do município, também representando o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) realizaram palestras motivacionais aos presentes.

O Programa P.A.I foi lançada pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família em Palmitos, e está vinculado à proteção social básica dos idosos, oferecendo condições de dignidade em defesa de direitos, como espaço de convívio, lazer e socialização.

Os objetivos do Programa de Atenção ao Idoso são: fornecer medicamentos na casa dos idosos (pessoas com 60 anos ou mais) através dos agentes comunitários de saúde, ampliar a lista de medicamentos ofertados na farmácia básica da rede municipal de saúde,  garantir a entrega com qualidade pelos agentes de saúde, com adequada orientação para o idoso de como tomar o medicamento e como armazená-lo, organizar os medicamentos e identificar possíveis erros no uso da medicação, oferecer um serviço especializado de equipe multidisciplinar: farmacêutico, contendo nutricionista, psicólogo, enfermeiro, médico, assistente social, dentista… para melhorar a qualidade de vida do idoso. A coordenadora do projeto Ana Sangalli Biasi explanou como irá funcionar o P.A.I em nosso município, quem pode participar e como se cadastrar.

Em consonância a este lançamento também aconteceu uma reunião dos grupos de idosos em que o coordenador do CAPS Geverson Câmara falou sobre o consumo de bebida alcoólica na terceira idade. Na sequência a Nutricionista Cristiane Holz explanou sobre a promoção da alimentação saudável para os idosos. E para terminar, a Coordenadora dos grupos de idosos de Palmitos, Roselei Reinheimer, explicou como os projetos de auxílio ao idoso contribuem na vida destes.

Publicado por: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Ediane Zanella