Vencedores do “Oratória nas Escolas”

Após o tradicional desfile de 7 de Setembro, aconteceu na Praça Carlos Culmey a divulgação e premiação dos alunos que participaram do projeto “Oratória nas Escolas”, em sua 2ª edição em Palmitos.

A ideia foi desenvolvida em nosso município por meio da Secretaria de Educação e da JCI (Junior Chamber International ou Câmara Junior Internacional).

No sábado, dia 25 de agosto, o vice-presidente Nacional Jaison Ricardo Schvanbach proferiu um curso de técnicas e dicas de postura, de oratória, vestimenta, vencimento dos medos e outros assuntos pertinentes ao curso. Além disso, os 17 alunos inscritos precisaram enfrentar o microfone e a tribuna, para praticarem o uso da palavra em público.

No dia 1º de Setembro aconteceu a competição e avaliação dos alunos. Eles precisaram discorrer sobre o tema “Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente”, no tempo de 3 a 5minutos. Por mais que o assunto fosse o mesmo, criatividade foi o que diferenciou estes jovens. Com idade entre 9 e 14 anos, foi citada desde a ODM (Objetivos do milênio), até atos cotidianos que podem influenciar na melhoria de nossa qualidade de vida.

Um ponto em comum entre os candidatos foi a persistência. Muitos falaram em público, na tribuna, pela primeira vez. Conforme os jurados (Gilson Gugel, Ademar Henchen, Paulo Urquetta e Simone de Cristo) o nível foi muito alto, o que tornou difícil a escolha.

Todos os 17 participantes receberam o certificado de participação. Em 3º lugar Tagliane Gianezini, represetará a Secretaria de Educação por um dia. Em 2º lugar Isabel Sechi, ajudará no setor da Secretaria de Saúde por um dia. E Emanuele Pasetti, que ficou em primeira colocação, acompanhará o prefeito por dia. Além disso, ganhou um curso de oratória na empresa PC Informática.

Os idealizadores do projeto agradecem todos os jovens que participaram, bem como os jurados, os professores e também os familiares, que ajudaram na elaboração dos textos e nos ensaios.

Publicado por: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Ediane Zanella