Nutricionista realiza mês de atividades com mães do Bolsa Família

Em uma parceria das Secretarias Municipais de Saúde e da Assistência Social, a nutricionista Cristiane Holz realizou palestras às mães de crianças de 0 a 6 anos, que recebem o beneficio do Programa Bolsa Família.

Estas foram realizadas no dias: 20/08 Bairro Bagatini, 17/08 Bairro Progresso, 08/08 Bairro Tancredo Neves, 09/08 Bairro Nossa Senhora do Rosário e 13/08 Bairro Aurora.

A temática desenvolvida pela profissional foi “Alimentação Saudável”, com enfoque inicial às orientações para as crianças de 0 a 2 anos e após para as crianças com mais de 2 anos. Para concluir abordou-se as condicionalidades do Programa  Bolsa Família na saúde para os responsáveis pelas crianças menores de 7 anos: manter em dia o calendário de vacinação, realizar o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil por meio da vigilância alimentar e nutricional e participar de atividades educativas ofertadas pelas equipes de saúde sobre promoção da alimentação saudável.

Ao final das atividades foi feita uma avaliação nutricional das crianças trazidas pelas mães que estavam presentes nas palestras, utilizando como índice o IMC por idade,  e que teve o seguinte resultado: 73% eutrofia ( peso e altura adequado para a idade), 15% risco de sobrepeso, 5% sobrepeso, 5% obesidade e 2% magreza.  Este resultado demonstra que a maioria das crianças está com estado nutricional adequado e que o maior problema é o excesso de peso, também entre famílias de baixa renda, isto devido à má alimentação.

Publicado por: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Ediane Zanella