Homenagem ao dia do idoso

No dia 27 de janeiro de 1982, o governo do presidente João Batista Figueiredo divulgou um decreto que instituía aquele ano como o “Ano Nacional do Idoso”. Posteriormente a Comissão de Educação do Senado Federal estabeleceu em 27 de setembro de 1999 o “Dia Nacional do Idoso”, como data de comemoração da terceira idade, que também festeja no dia 1º de outubro o “Dia Internacional do Idoso”, ou “Dia Internacional da 3ª Idade”.

Mas afinal, o que é ser idoso? É simplesmente alguém com rugas? O sentimento de envelhecimento acontece de forma distinta para cada pessoa, deixando algumas profundamente angustiadas, enquanto que outras a encaram de forma tranqüila. De qualquer forma, fica evidente que esse processo é contínuo, ou seja, se inicia em no dia em que nascemos. Enfim, não é simples delimitar quando uma pessoa se torna idosa.

Existe uma diferença fundamental que diferencia o velho do idoso.

Podemos dizer com alguma segurança, que a verdadeira velhice está no espírito das pessoas, que simplesmente se entregam à passagem do tempo, esquecendo-se de que seu espírito pode permanecer jovem, apesar da carcaça envelhecer.

Existem velhos com 40 anos, e jovens com 80. Cada qual com uma maneira diferente de encarar a vida. Ser idoso é ter idade, pois não podemos parar o tempo. Não podemos e nem devemos perder nossa jovialidade. Afinal, se ainda estamos vivos, já é algo para ser comemorado.

A idade não nos impede de sempre querer aprender mais alguma coisa e não apenas deseja ver o tempo passar, Temos, na verdade, muito para ensinar, que nossa vivência nos trouxe, e que podemos repassar para os mais jovens.

O que de melhor nos traz a idade, é a capacidade de saber AMAR, que não pode ser jamais perdida. Ser idoso é considerar que a cada dia nossa vida recomeça que ele pode ser o primeiro daqueles muitos que ainda nos restam, e podemos fazer planos para os demais. Mas sempre vamos viver pensando no futuro, e vivendo o presente. Velhos ficam apenas lembrando-se do passado…

As rugas também diferenciam velhos de idosos. Enquanto o idoso tem suas rugas marcadas pelo sorriso, pela alegria de viver, os velhos as tem marcadas pela amargura que marca seus dias.

Como nos diz a frase de, L’Inconnu: Idoso e velho podem ter a mesma idade no cartório, mas têm idades diferentes no coração.

Texto de Roselei Maria Bernardi Reinheimer, coordenadora dos grupos de idosos de Palmitos

Publicado por: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Ediane Zanella