Inaugurada sede do CRAS de Palmitos

Em 21 de Dezembro foi inaugurada a sede do Centro de Referência de Assistência Social, (CRAS) de Palmitos.

O CRAS é uma casa de acolhimento para as famílias, que por diversos motivos não conseguem prover seu próprio sustento. Foi criado com o objetivo de proteger a população das situações de risco, que vão desde a sobrevivência até a necessidade de fortalecer as relações. Este é um espaço para assistência, orientação e acompanhamento dessas famílias.

De acordo com o pronunciamento do Vice-Prefeito José Roberto Gomes a construção deste centro de referência é de extrema importância porque o ser – humano “é um ser social, que precisa viver em sociedade para se desenvolver”. O trabalho ofertado pela Secretaria de Assistência Social cria esperança nas famílias e restitui a dignidade de tantos que precisam. Em conformidade com esta ideia Norberto Gonzatti, Prefeito de Palmitos, lembrou da luta para criar esta secretaria, dos investimentos necessários e de ver agora a recompensa: “uma sede confortável e uma equipe capacitada, para atender da melhor forma a nossa comunidade.”

Foram justificadas as ausências dos Deputados: Mauro de Nadal, que teve compromissos na Assembléia Legislativa nesta data, e do Deputado Gilmar Knaesel, que deixou seus cordiais cumprimentos, e justificou-se devido a compromissos assumidos anteriormente. O senhor Ademar Henchen representou o Deputado Marcos Vieira neste ato.

A estrutura foi construída com recurso do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com um repasse de R$150.000,00 e com contrapartida do município, superior a 50 mil reais. A obra foi realizada pela Construtora MR Romani de Palmitos.

Em sua fala a Secretaria de Assistência Social, Andreza Slomski agradeceu o apoio que recebeu da Administração e da Câmara de Vereadores, bem como parabenizou sua equipe pelo excelente trabalho realizado até o momento. Andreza salientou ter recebido a notícia há poucos dias, de que Palmitos é referência em termos de organização no setor de assistência social em nossa região. Orgulhosa declara: “Demos um grande passo nessa administração, que agora termina, daqui por diante os objetivos serão maiores e também as responsabilidades.”

Ademais, conheça outros serviços realizados no CRAS:

Acompanhamento nutricional para crianças de 0 a 06 anos;

Reforço escolar, com atividades culturais e esportivas para crianças e adolescentes de 07 a 14 anos;

Reuniões socioeducativas, com temas ligados à realidade de vida das famílias inscritas no programa, que ao final recebem cestas básicas;

Cursos profissionalizantes para os adultos, visando promover a geração de trabalho e renda;

Atividades para a terceira idade;

Orientação sobre emissão de documentos e requerimento de benefícios, como bolsa família e benefício para idosos e deficientes – bpc; e encaminhamento para outros serviços públicos, como saúde e educação.

No ato inaugural foi realizada uma bênção pelo Pastor Nilo Kolling. Na sequência, respectivamente, se desenlaçou as fitas e descerrou-se a placa, confirmando a inauguração do Centro de Referência de Assistência Social de Palmitos – CRAS. Em nome da Secretaria Municipal de Assistência Social agradecemos a cordial presença da comunidade, da imprensa e das autoridades, neste ato inaugural.

Publicado por: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Ediane Zanella