Palmitos realiza a 5ª Conferência Municipal das Cidades

Palmitos, por meio da Administração Municipal, através da Secretaria de Finanças e Planejamento, realizou no dia 30 de abril a 5ª Conferência Municipal das Cidades, com o tema: "quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já". O objetivo foi construir propostas para subsidiar as discussões da 5ª Conferência Estadual das Cidades e da 5ª Conferência Nacional das Cidades.

Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana o objetivo da Conferência é identificar os problemas enfrentados pelas microrregiões no crescimento urbano, e elaborar propostas para a diminuição da desigualdade social e o desenvolvimento funcional dos municípios, sem degradar a natureza. Esse diagnóstico fundamentará as novas diretrizes do governo estadual para o desenvolvimento regional.

Esta é a primeira conferência que Palmitos realiza, sendo que as anteriores o município participou em nível regional. A empresa contratada para realização dos trabalhos da conferência é a “Acordar Treinamentos” de São Miguel d’Oeste.

Na abertura feita pelo prefeito Norberto Gonzatti, este considerou a Conferência um marco para Palmitos, já que a partir de 2015, municípios só poderão participar de editais coordenados pelo Ministério das Cidades, e receber recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano – FNDU, se tiverem instituídos e em funcionamento Conselhos das Cidades ou similares, sobre a política de desenvolvimento urbano nos respectivos âmbitos de governo.

Na sequência do evento o regimento interno foi lido na íntegra e aprovado por unanimidade. Palmitos faz parte da 29ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Palmitos, possui 16.021 habitantes e elegeu 3 delegados, sendo um representando o poder publico e dois representando a sociedade civil.

O Engenheiro Civil Caetano Palma Neto proferiu a palestra magna sobre o tema geral "quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já”. E na sequência houve a discussão, onde os presentes dividiram-se em grupos dos 4 eixos temáticos: habitação, saneamento, trânsito e mobilidade urbana, planejamento urbano e ordenamento territorial.  Após a discussão o grande grupo apreciou as propostas e votou, com aprovação unânime.

Em seguida houve a plenária e eleição dos delegados para conferência estadual. Conforme Elisiane Andreolla, assistente social, da empresa “Acordar” “Queremos planejar para ter uma cidade bela e agradável, dinâmica e justa, com desenvolvimento e qualidade de vida, capaz de retribuir a seus habitantes suas melhores expectativas e seus direitos elementares.”

Foram eleitos por unanimidade os seguintes Delegados: representando o Órgão Público Andréia F. Schenatto e suplente Valmor Ertel. De entidades civis Cintia Steffens e Egonzir Worm, sendo suplentes Vanessa Bondan e Adriane Piffer. Os delegados irão participar da Conferência Estadual das Cidades, prevista para agosto, em Florianópolis e também da Conferência Nacional, representando Palmitos.

A Administração agradece à comissão preparatória, que organizou o evento, bem como os colaboradores, comunidade, o grêmio estudantil da Escola Princesa Isabel, entidades, autoridades e equipe de assessoria de planejamento, que auxiliou diretamente na organização da conferência.

Publicado por: Helfer Produções Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Palmitos