CAPS realiza atividades acerca da luta Antimanicomial

Em 17 de maio a Administração de Palmitos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da equipe multidisciplinar do CAPS I de Palmitos e Caibi, promoveu e apoiou o movimento da Luta Antimanicomial.

Foi realizada uma caminhada com usuários, familiares, profissionais e amigos e também feitas atividades no Auditório da Prefeitura de Palmitos.

O objetivo desta programação, segundo o coordenador do CAPS, enfermeiro Geverson Câmara “é conscientizar a comunidade e mostrar que é possível viver em uma sociedade sem manicômios, que garante às pessoas com sofrimento mental efetiva participação na comunidade, bem como o exercício de sua cidadania.”

Para a Secretária Municipal de Educação, Tânia Henchen este é um momento de comprometimento com a cidadania do usuário de saúde mental. Precisamos incentivá-los em cada ação desenvolvida, em prol de uma comunidade mais saudável e integrada nas suas diferenças.

O Coordenador do CAPS, e a Assistente Social Adriana fizeram uma breve explanação sobre o histórico da Luta Antimanicomial e sobre o CAPS de Palmitos. Na sequência a estagiária de Serviço Social Elizangela, juntamente com usuários do CAPS, apresentou um número de dança. O CAPS de Palmitos conta com um projeto de Economia Solidária – Geração de Trabalho e Renda. Para falar um pouco desse projeto, profissionais da ITCP (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares) da Unochapecó, participaram do evento e falaram do projeto.

Em seguida, os profissionais e usuários do CAPS, apresentaram pequenas peças teatrais, visando retratar alguns dos principais transtornos mentais existentes em nossa sociedade. A artesã Eunice leu uma pequena biografia de uma paciente, que é exemplo de esforço e superação.

No dia 18 de maio é comemorado o dia Nacional de Luta Antimanicomial, aquela que luta pelos direitos de cidadania das pessoas com transtornos mentais, os chamados “loucos” por uma grande parcela da nossa sociedade. Este dia faz parte do patrimônio público e cultural que é construído coletivamente ao longo da trajetória da Reforma Psiquiátrica. Em nosso município contamos com o serviço que foi implantado em substituição aos leitos em Hospital Psiquiátrico: O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que promove anualmente este momento de reflexão acerca do assunto.

Publicado por: Helfer Produções Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Palmitos