Secretária e Nutricionista da Educação participam do II Encontro Catarinense de Alimentação Escolar

Nos dias 06 e 07 de junho a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte Itelvina Luiza dos Santos e a Nutricionista desta Secretaria, Nelise Carla Vidori, participaram do II Encontro Catarinense de Alimentação Escolar realizado pelo CECANE/SC.

O encontro foi realizado nas dependências do Centro de Cultura e Eventos, da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis.

O encontro possibilitou a troca de experiências e conhecimentos técnicos e científicos relacionados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).      Conforme a nutricionista Nelise “obtemos muitas informações através de relatos de experiências, além de ter a possibilidade de conhecer as novidades na área da alimentação escolar”.

Segundo a Secretaria Itelvina a alimentação escolar tem um sentido bem maior do que manter os alunos alimentados e sem fome, para melhor aprender. “Hoje o Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE, se preocupa em implantar uma educação alimentar e nutricional com vistas a melhoria da qualidade de vida da criança, futuro cidadão, com hábitos alimentares saudáveis e nutritivos” explica a Secretária.

A viagem também possibilitou conhecer como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, através do PNAE, repassa recursos para a alimentação escolar, como faz a verificação de aceitabilidade dos alimentos pelos alunos, aquisição, armazenamento, distribuição, controle, avaliação e prestação de contas dos recursos.

Outros assuntos de destaque que as profissionais assinalaram foi o acesso à legislação que contempla a inserção de alimentos orgânicos e da agricultura familiar; também a importância do fortalecimento do Conselho de Alimentação Escolar – CAE, e a necessidade de incluir a Educação Alimentar e Nutricional como tema transversal constante no Projeto Político Pedagógico das escolas.

Publicado por: Helfer Produções Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Palmitos