Primeira Caminhada Orientada de Palmitos reúne vários adeptos
Na tarde do último domingo, dia 18 de agosto, cerca de 75 Palmitenses reuniram-se em prol da melhoria da qualidade de vida. A Secretaria de Assistência Social deu inicio à “Caminhada Orientada”, “uma tentativa de reunir várias pessoas e lutar contra o sedentarismo” conforme a Secretária Andrezza Slomski.
A Caminhada Orientada contou com auxílio de uma equipe de saúde, para aferição de pressão sanguínea e primeiros socorros. As atividades foram monitoradas pelo professor de Educação Física Sandro Farias.
Às 16h00min na Praça Carlos Culmey, foi realizado um alongamento e na sequência iniciou-se o trajeto da caminhada de 4 km, que durou aproximadamente 50 minutos. O percurso iniciou na Avenida Brasil, passando pela Rua Visconde do Rio Branco, Rua Independência, Rua Lauro Müller e retornando pela Avenida Brasil até a praça central. Todo o trecho foi acompanhado por uma viatura da polícia militar. Ao fim da caminhada outro alongamento foi feito. O professor Sandro explica que “os alongamentos aumentam a flexibilidade dos músculos, preparando-os antes da atividade física e também eliminando a tensão, depois dos exercícios”.
Dos vários participantes, muitos comentaram que é mais prazeroso caminhar em grupo, por se imposto um ritmo de velocidade e também por ter acompanhamento profissional, o que torna o processo mais seguro.
A Secretária de Assistência Social Andreza declara que o número de participantes “foi bastante empolgante, já que foi a primeira vez que este tipo e atividade coletiva foi realizada em Palmitos”. As caminhadas irão acontecer todos os domingos, com alongamento às 16:00 e saída às 16:30 da Praça Carlos Culmey.
Os organizadores do projeto farão mudanças já no próximo fim de semana, por perceber que o grupo foi se separando ao longo do trajeto, uns mais lentos outros mais rápidos. “Vamos fazer 3 grupos, que enquadrarão aqueles que vão mais rápido, intermediários e iniciantes ou que não conseguem manter um ritmo mais acelerado” explica o professor Sandro. Andreza indica ainda que, “a partir de agora será solicitada a presença de um carro ou moto de som, que acompanhe todo o trajeto, motivando a todos. Além disso pretendemos fazer bonés para os participantes” explica a Secretária de Assistência Social.
Também será feita uma faixa informativa, exposta na Praça Carlos Culmey, no objetivo de convidar e mobilizar mais pessoas.
Publicado por: Helfer Comunicação
Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Palmitos
Jornalista responsável: Ediane Zanella
(49) 8824-0709 (49)3647-2391