Palmitenses participam de Momento Cívico do Dia da Pátria

No dia 7 de setembro de 2013, comemora-se o dia da Independência do Brasil. Dia de lembrar-se da história e daqueles que lutaram para que o país se desenvolvesse. Nessa ocasião celebra-se 191 anos da Independência do nosso país.

Em Palmitos o momento cívico de 7 de setembro aconteceu na Praça Carlos Culmey. Prestigiaram o evento várias autoridades municipais do poder Legislativo, Executivo e Judiciário, bem como representantes religioso, diretores dos setores da Administração Municipal e diretores de escolas.

Após a chegada do Fogo Simbólico houve o hasteamento das bandeiras. Enquanto estas foram sendo hasteadas, o hino do Brasil foi cantado por todos e tocado pela Orquestra Sinfônica Sonare da Casa da Cultura.

Após este momento aconteceram os pronunciamentos. O Prefeito de Palmitos, Norberto Paulo Gonzatti destacou: “este momento representa a celebração de um ritual que une a memória do passado com a esperança no futuro. Representa comemorar nossa libertação, nossa democracia. Pensando na contribuição da educação para a formação do cidadão Palmitense, entendo que nosso papel enquanto poder público responsável deva ser formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Isso tudo só é possível através da educação.” Também se pronunciaram o Diretor Geral da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Palmitos Ademar Henchen e o Presidente da Câmara de Vereadores Volmar Gandolfi.

Como já é tradição, desde 2009 a Administração Municipal homenageia um cidadão destaque. Neste ano o destaque foi Carmelinda Dalla Rosa Bortolanza, “nona Carmelinda”, que no auge dos seus 100 anos subiu ao palco, acompanhada dos netos Moacir Dalla Rosa, Leonila Dalcero e Leonilda Dalla Rosa Almeida.

“Nona Carmelinda” nasceu em 12 de outubro de 1912. Atualmente vive com sua neta Leonila, em Palmitos. Seu passatempo é participar do grupo de idosos Esperança, local em que às vezes arrisca uns passos de dança. Além disso, a senhora passa suas tardes na varanda da casa, conversando com os conhecidos que passam. Tendo passado dos cem anos, ela não toma nenhum medicamento, a não ser seu vinho. Esta é uma autêntica matriarca, muito lúcida, vaidosa e que ainda frequenta salão de beleza.

O Prefeito Norberto e o Vice-Prefeito José Roberto entregaram uma placa honrosa à senhora e na sequência o coral italiano Vocce dei Uccelli presenteou Nona Carmelinda com uma de suas músicas preferidas: Quel mazzolin di fiori.

Após a homenagem o Prefeito e a Secretária de Educação, Cultura e Esporte assinaram um Convênio de repasse de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação no âmbito do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), por meio do MEC. O recurso, de acordo com o Prefeito Norberto, auxiliará na construção de uma quadra escolar coberta, com vestiário, no Núcleo Educacional Municipal Rudolpho Walter Schreiner, no Bairro Aurora. Na sequência aconteceu o tradicional desfile de 7 de setembro.

Publicado por: Helfer Comunicação

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Palmitos