Sete de setembro: Escolas e entidades desfilam em Palmitos

          O Brasil tornou-se uma nação independente no dia 7 de setembro de 1822. Não é apenas neste dia, entretanto, que devemos lembrar que nossa pátria é independente. Nossa independência é algo para ser lembrado todos os dias. Ser independente é ter a capacidade de criação e manutenção da própria constituição, do próprio ordenamento jurídico e da própria capacidade intelectual.

A Avenida Brasil, em Palmitos, foi palco de mais um desfile cívico, no último dia 7, sábado. O tema deste ano foi “o ontem e o hoje da educação do município de Palmitos”.

A fanfarra municipal abriu a manhã com seus 26 integrantes, sendo composta por alunos e pais de alunos da Casa da Cultura Paulo Eduardo Máximo Müller. Todos os componentes da fanfarra são voluntários e demonstraram seu patriotismo em mais um desfile cívico.

Na sequência desfilou o 19º grupo escoteiro Gonçalves Dias. Há 42 anos, este grupo contribui para a formação do caráter de crianças e jovens, através do método escoteiro, que orienta atividades ao ar livre. Adultos voluntários trabalham nos membros juvenis o desenvolvimento físico, intelectual, afetivo, espiritual e social. O grupo conta hoje com aproximadamente 100 membros registrados na União dos Escoteiros do Brasil.

O desfile prosseguiu com os Centros de Educação Infantil (CEI’s). O primeiro foi o “Turma da Mônica”, que retratou a época de 1986, início das atividades educativas infantis em nosso município, com creches domiciliares. Na sequência o CEI “Ayrton Senna”, representou a educação infantil nos dias atuais. E o CEI Lourdes Sana Steffens trouxe para a Avenida a educação do futuro, pautada num espaço educativo, não assistencialista e que deve primar pelo cuidar e educar das crianças, por meio de profissionais habilitados e comprometidos com a formação integral da criança.

A quarta instituição a se apresentar foi o grupo de Idosos de Palmitos. Em nosso município são 1.919 idosos cadastrados em 20 grupos. Eles participam de atividades físicas, aulas de canto, aulas de dança sênior, dança de salão, palestras e encontros de socialização.

Após, o Núcleo Educacional Municipal Professor Francisco Fausto da Luz, do Distrito de Santa Lúcia, homenageou a pátria com um breve histórico de sua comunidade, relembrando os feitos dos pioneiros que lançaram as bases para construção e desenvolvimento da sociedade atual.

O Núcleo Educacional Municipal Avelino Alves Triches, da Linha Passarinhos, demonstrou que um povo sem conhecimento de seu passado, origem e cultura, é como uma árvore sem raízes. O grupo homenageou os professores que fizeram parte das escolas isoladas, de um trabalho de dedicação e amor que contribuiu muito para o aprendizado de várias gerações.

A Escola de Educação Básica Felisberto de Carvalho tem sua história pautada no compromisso com a sociedade Palmitense há mais de 70 anos. Vieram para o desfile muitos ex-alunos e ex-professores, momento em que a Avenida foi tomada por uma multidão.

Em sua passagem o Grupo Santa Rita (Escola Santa Rita e Faculdade de Palmitos) exaltou a nova realidade que existe hoje em Palmitos: os filhos não precisam sair da cidade para estudar, como no passado, pois aqui existe ensino de qualidade, que exige disciplina e seriedade, da creche à pós-graduação.

O Núcleo Educacional Municipal contou a história desta escola, passando pelo processo de nucleação, até a atualidade, onde citou alguns de seus projetos, como o Cooperjovem e a Noite do Lampião.

A Escola de Educação Básica Princesa Isabel trouxe a mensagem de valorização do professor, que deve ser o mediador entre o conhecimento historicamente acumulado e o aluno, o qual deve ser desafiado para avançar. Todos os alunos têm capacidade de aprender, de evoluir e é responsabilidade da escola desenvolver ações para que isso efetivamente aconteça.

A Escola de Educação Básica Jorge Lacerda, de São Braz trouxe a representação dos primeiros desbravadores predominantemente italianos que por volta de 1922, instalaram-se na comunidade. A escola trouxe também um pelotão de alunos que representam a atual formação comunitária, trajando o uniforme escolar desta instituição. 

O Núcleo Educacional Municipal Rudolpho Walter Schreiner elucidou sua história, iniciada em 1989 num terreno doado por Henrique Seibert. O núcleo foi inaugurado no dia 26 de junho de 1999, com o nome de Rudolpho Walter Schreiner, primeiro professor de Palmitos.

A Escola de Educação Básica Sede Oldenburg contou a história da colonização local, seus representantes religiosos, esportivos e culturais, e também retratou nosso potencial turístico que é o Balneário de Ilha Redonda.

O Pólo de Apoio Presencial UAB – Palmitos, iniciou sua atividades em 2009, anexo à Prefeitura Municipal. Em janeiro de 2013 mudou-se para o prédio da UDESC e trabalha com 4 instituições de ensino superior ( IFSC, UDESC, UTFPR e UFSC), com 7 cursos ativos. Desfilaram professores e alunos com faixas dos cursos disponíveis.

O Núcleo Educacional Municipal Ida Hilda Casella Vidori enfatizou em seu desfile a forte participação em eventos estaduais e nacional, tendo se consolidado, nos últimos anos, como um centro educativo de referência, com destacada participação em eventos regionais e nacionais.

Dando continuidade ao desfile, foi a vez do ROTARACT CLUB. Este é um programa do ROTARY auto administrado e financeiramente independente, em que jovens dedicam-se a serviços humanitários e de cunho social. Os membros trabalham em prol da comunidade, fortalecendo relacionamentos pessoais e profissionais, colaborando para a compreensão e paz mundial.

A AEPA – Associação Esportiva Palmitos retratou a história de seu surgimento e explanou que é composta por 45 membros, que possuem suas profissões e atividades particulares, mas não medem esforços para apoiar o esporte e auxiliar sempre a comunidade Palmitense. A entidade também trouxe à tona que cobriu metade da arquibancada do Estádio Municipal, com inauguração prevista para março de 2014, ano em que a entidade completará 35 anos.

O SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, antigo PETI -Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, explicou em seu desfile que este é um serviço sócio-educativo composto por ações, em horário alternado à escola, para as crianças e adolescentes retirados de situações de vulnerabilidade, ofertando atividades lúdicas, pedagógicas e culturais visando pleno desenvolvimento social, físico e mental bem como o acompanhamento familiar.

A Casa da Cultura Paulo Eduardo Máximo Müller se faz presente nos mais diversos eventos que acontecem no município como, festas, feiras e datas comemorativas com documentários, produções artísticas e apresentações musicais de canto e dança. Desfilou com seu lema “cultura ao alcance de todos” e trouxe informações sobre as aulas gratuitas: de violão, violino, teclado, acordeom, escaleta, bateria, canto, dança e teatro. Hoje são mais de 300 alunos inscritos entre cidade e interior.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer Regional de Palmitos é uma entidade sem fins lucrativos, que conta com o trabalho voluntário das mulheres do município de palmitos, bem como com o auxílio e apoio da comunidade Palmitense em geral. A entidade não desfilou por ter toda sua equipe envolvida na feijoada que aconteceu ao meio-dia, mas deixou sua mensagem positiva.

A CME – Comissão Municipal de Esporte de Palmitos desfilou com vários atletas. A entidade, que faz parte da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte tem como meta proporcionar às crianças, adolescentes, jovens e adultos do município, no seu contra-turno escolar e à população em geral a prática desportiva nas modalidades de futsal, futebol de campo, voleibol, handebol, basquetebol, atletismo e treinamento de goleiro, bem como oferecer o lazer e atividades físicas, proporcionando desta forma melhor qualidade de vida.

A academia Companhia do Corpo trouxe para a Avenida seus principais destaques: trabalha com musculação a hidroginástica, pilates ao treinamento funcional, danças a artes marciais e principalmente o atleta de 06 meses a 80 anos, para o trabalho diário em todo seu potencial e necessidades básicas.

Na sequência desfilaram alunos e coordenadores do Programa AABB Comunidade. Em Palmitos, o programa desenvolve ações sociais, culturais, esportivas e educacionais para as crianças de 07 a 17 anos, de famílias com baixa renda e que estudam em escolas públicas do município.

O Corpo de Bombeiros Militar de Palmitos desfilou com seu efetivo de 09 militares, tendo como comandante do 3º pelotão o Sargento Alberi Bianchet, e seus auxiliares. A corporação possui também um efetivo de 19 bombeiros comunitários ativos, preparados para auxiliar nas mais diversas atividades de bombeiros, tendo como presidente Carlos Adão Gadonski. São valorosos homens e mulheres que dedicam parte de suas horas de folga, sem remuneração, só pelo prazer de ser útil à comunidade.

E o desfile encerrou-se com o Piquete Costeiros do Uruguai, que contou sua história e passou aos presentes os objetivos enquanto preservação da cultura.

A Administração Municipal parabeniza a todos que desfilaram, pelo empenho em reunir seus grupos, montar materiais explicativos e contar a história da nossa gente, através de um belíssimo desfile.

Publicado por: Helfer Comunicação

 Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Palmitos

Jornalista responsável: Ediane Zanella MTB/SC 0004865

(49) 8824-0709   (49)3647-2391