Formada 1ª turma de Libras de Palmitos

O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis." José de Alencar

 

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social de Palmitos e o SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), realizaram em 18 de outubro a formatura do curso de Língua Brasileira de Sinais – Libras, nível básico.

Em sua fala a Secretária Municipal de Assistência Social, Andreza Slomski enfatizou que “as pessoas que estão se formando são aquelas que se desafiaram a aprender um novo processo de comunicação, para se tornar protagonistas no processo de inclusão daqueles que, por falta da audição e da fala, têm a necessidade de comunicar-se através da língua de sinais”.

Um dos professores da turma Anderson Luchese esteve presente na Formatura e, devido a sua necessidade especial, interpretou o Hino Brasileiro na língua de sinais, sendo auxiliado pela professora intérprete Grecimara Alba.

O Prefeito Norberto P. Gonzatti lembrou que em sua época como professor, já precisou trabalhar com alunos especiais, “mas não tinha o conhecimento necessário para fazer o conteúdo chegar de forma eficiente até estes alunos. Por isso é de grande relevância o interesse destas 22 alunas em procurar este conhecimento, da Secretaria de Assistência Social em firmar parcerias com entidades e do SEST/SENAT em promover tal curso”.

Representando os cursos Pronatec do SEST/SENAT, Leila           Bonadeo explicou que a entidade desenvolve cursos de qualificação profissional através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), objetivando contribuir para a expansão e democratização da oferta de cursos de educação profissional, em diversas áreas do conhecimento.

Formaram-se nesta noite 22 mulheres: Adriana Lucia Marazzi, Clair Neuruth Wink Aita, Cristina Maria Carlotto, Debora Ribeiro Pinto Kussler, Dirce Jappe Denschenski, Elisangela Freitag, Josiane Taide Prediger, Leda Perin, Lubna Danieli Fruhauf, Lucilene Dessordi, Márcia Inês Andreolli Pigozzo, Margot Steffens Miôr, Maria Cristina Carvalho De Lima, Odete Tretto, Raquel Cristina Dalcero, Rosanes Izabel Guzzon Scheidt, Roselei Reinheimer, Sirlei Galvani Schneider, Soeli Midtelstedt Hoppe, Vanessa Dortelmann Pires, Vanessa Izabel Secchi e Vera Cristina Huppes Mior.

Ao fim da cerimônia as alunas, já formadas, com auxílio do professor Anderson interpretaram na linguagem de libras a música “Como é grande o meu amor por você”, do Roberto Carlos.

Prestigiaram também o evento os vereadores Volmar Gandolfi, Loreci Orsolin Pfeifer, Rodemar Kussler e Rineldo Perin e a coordenadora do Pronatec em Palmitos Franciele Casaril, que informou que nos próximos dias iniciará o curso de Libras, nível intermediário, do qual várias da recém formadas já se inscreveram, para continuar aperfeiçoando seu trabalho com esta linguagem.

 

Publicado por: Helfer Comunicação

 Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Palmitos

Jornalista responsável: Ediane Zanella MTB/SC 0004865

(49) 8824-0709   (49)3647-2391