Programa de controle de tabagismo de Palmitos forma 17 ex- tabagistas

Aconteceu na noite do dia 15 de outubro a solenidade de formatura de mais uma turma do Programa de Controle do Tabagismo em Palmitos. O Programa é executado conforme preconiza o INCA – Instituto Nacional do Câncer, desenvolvido e coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, através do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Na oportunidade, 17 pessoas foram formadas na presença de autoridades, profissionais de saúde, familiares e amigos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde o tabaco matou 6 milhões de pessoas em 2011 e 600 mil desses milhões são fumantes passivos. O Prefeito Norberto Paulo Gonzatti abordou a importância de ter este programa em Palmitos, “porque parar de fumar significa muito mais do que largar um vício, é uma conquista diária, é a busca pela qualidade de vida do indivíduo e de quem o cerca”.

A Secretária Municipal de Saúde Tânia Henchen declarou que “normalmente quem fuma faz isso pelo bem estar, o cigarro acaba se tornando um amigo de todas as horas. Por isso quem quer parar de fumar deve procurar outras distrações, como ler um livro, fazer uma caminhada, e entrar para um grupo de tabagismo, pois ter um apoiador social é uma boa forma de deixar o vício”.

O atual grupo iniciou seus encontros em maio de 2013. No começo eram 31 integrantes em 2 turmas: uma no turno vespertino e outra no turno noturno. Destes, 12 desistiram e permaneceram 19 integrantes, dos quais se formaram 17.

Durante os encontros semanais, os métodos de trabalho foram baseados na abordagem cognitivo-comportamental e também no apoio medicamentoso, como preconiza o INCA. Outros profissionais de saúde também participaram dos encontros: médica Tadiane Luisa Ficagna, cirurgiã dentista e Coordenadora da Saúde Bucal do município, Débora Bridi Dacroce e a nutricionista Cristiane Holz. Também colaboraram os médicos, técnicos e enfermeiras da Estratégica de Saúde da Família.

O grupo teve a duração de 5 meses, de maio a outubro, mas ainda haverá encontros semanais de manutenção após este período. A Secretaria Municipal de Saúde parabeniza a determinação destas pessoas esforçadas que decidiram largar o vício do cigarro e melhorar sua qualidade de vida.

Publicado por: Helfer Comunicação

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Palmitos