Secretaria de Saúde de Palmitos realiza pesagem e medição de crianças

Em 09 de novembro foi realizada em Palmitos a pesagem e medição de crianças, para acompanhamento das famílias assistidas pelo Programa Bolsa Família, uma parceria com o Governo Federal. As famílias comparecerem à unidade de saúde mais próxima de sua residência para fazer a medição do peso e altura. Neste dia também o Rotary Club disponibilizou cama elástica para descontrair e animar as crianças.

A enfermeira Simone Helena Bortolanza explica que este acompanhamento visa “reforçar o direito de acesso à política universal de saúde, visando à melhoria das condições de vida, já que as famílias são acompanhadas por uma Equipe de Saúde da Família ou pela Unidade Básica de Saúde de mais fácil acesso”.

Assim, conforme a enfermeira Janice Terezinha Puhl “foram pesadas mais de 300 crianças nas duas Unidades de Saúde do município. O foco, principal, deste dia foram todas as pessoas que estão na lista do “Bolsa Família” e que foram avisadas pelos Agentes Comunitários de Saúde”.

A Secretária de Saúde Tânia Henchen avisa que a pesagem e medição poderão ser realizadas em qualquer Unidade Básica de Saúde (do Centro ou do Bairro Santa Terezinha), até 15 de novembro. “É necessário que se apresente no dia a carteirinha de vacina, o cartão do “Bolsa Família” e o cartão de consulta. A pesagem deve ser feita duas vezes por ano, uma no 1º Semestre e outra no 2º Semestre. Portanto, quem ainda não realizou o procedimento, deve procurar qualquer uma das unidades citadas, em horário de atendimento, para garantir a continuidade do benefício” declara Tânia.

O “Bolsa Família” visa proporcionar melhores condições de vida às famílias da cidade em situação de pobreza, além da inclusão das crianças e jovens nas políticas de educação e saúde, evitando, assim, a evasão escolar. Este programa realiza a transferência direta de renda à famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade social. O recebimento da renda é vinculado ao cumprimento de compromissos das famílias com as agendas da educação e da saúde, com a finalidade de promover o acesso das famílias aos direitos sociais básicos e a ruptura do ciclo da pobreza.

Publicado por: Helfer Comunicação

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Palmitos