Primeiro grupo de reforma de Palmitos do programa de habitação conclui atividades

O primeiro grupo Palmitense que se enquadrou no Programa Minha casa, Minha Vida Rural – reforma, concluiu suas atividades no dia 11 de novembro. Na tarde de segunda-feira o grupo se reuniu, para fazer o último encontro dos 10 meses de trabalho.

Na oportunidade, foram entregues brindes, bem como uma foto e porta-retrato da casa como era antes e depois, para cada família. O projeto social arca com todo o recurso, advindo do Governo Federal. A Secretária de Assistência Social Andreza Slomski proferiu uma palestra motivacional a todos, também foi mostrado um vídeo da colonização do município e os alunos da Casa da Cultura Jean e Gabriel cantaram músicas sertanejas, que agradaram a todos. Após foi feita uma confraternização.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Luiz Antônio Cavalleri lembra que a contratação das famílias com a CAIXA ocorreu dia 16 de janeiro de 2013, com 22 famílias do interior do município e valores de cerca de 17 mil reais, para ampliação, reforma e melhorias das casas.

Este foi o grupo G1 22 Reforma, cujas famílias se encaixaram na faixa de renda familiar bruta anual de até R$15.000,00, que comprovem enquadramento no PRONAF, Grupo B, C, V e A – Beneficiários do PNCF, por meio da apresentação de DAP – Declaração de aptidão ao PRONAF, emitida nos últimos 3 anos. Através do subsídio recebido é feita a aquisição de material de construção para conclusão, reforma e ampliação da unidade habitacional rural. O processo de engenharia é realizado pela equipe do SOS Sustentar.

Durante todo o processo, a coordenação foi realizada pelo Técnico Agrícola Valmor Ertel, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que fez o acompanhamento ligado diretamente ao agricultor, pra correta execução. A parte social foi coordenada pela Assistente Social da Secretaria Rosangela do Nascimento, responsável técnica e executora do projeto do trabalho técnico-social.

Rosângela declara que ao longo do processo, “a cada etapa se via mais interesse e participação em colaborar com todos os procedimentos que precisaram ser seguidos à risca, para liberação dos recursos, o que tornou o nosso trabalho muito gratificante”.

O Prefeito Norberto Paulo Gonzatti acredita que, através deste programa, “com moradia digna, homens e mulheres do interior ganham novo ânimo para produzir alimentos em equilíbrio com o meio ambiente, melhorando a renda, a qualidade de vida da família e a economia da região”.

Programa Minha Casa Minha Vida Rural

O Programa Nacional de Habitação Rural, integrante do Programa Minha Casa, Minha Vida, oferece subsídios para a construção ou reforma de imóveis aos agricultores familiares, trabalhadores e aposentados rurais com renda anual de até 15.000,00. A CNA, o SENAR e o INSTITUTO CNA oferecem o apoio técnico e estrutural para a construção dessas moradias e cursos de capacitação e treinamento. O prazo de construção varia de 4 a 12 meses. Neste processo o gestor da aplicação é o Ministério das Cidades, o repasse dos recursos é feito pelo Ministério da Fazenda, a Caixa Econômica Federal é o agente financeiro e o gestor operacional é a Federação de Agricultura dos estados.

Publicado por: Helfer Comunicação

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Palmitos