Palmitos é evidência na EXPOMERIOS 2013

A 8ª edição da EXPOMERIOS aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, no Parque de Exposições de Maravilha. A feira foi gratuita ao público e organizada pela Associação dos Municípios do Entre Rios – AMERIOS.

A EXPOMERIOS é a única Feira realizada por uma associação de municípios, oferecendo aos expositores várias oportunidades de negócios e aos visitantes um momento de entretenimento, harmonia, diversão, integração, lazer e cultura.

Na noite de abertura várias autoridades formaram o palanque oficial. Em sua fala o Presidente da AMERIOS e Prefeito de Palmitos, Norberto Paulo Gonzatti recepcionou a todos e destacou a importância da feira: “Este é um momento de muita satisfação, em que a feira oportuniza a demonstração e disseminação do que se produz em nossa região. O evento iniciou em 2001 e vem crescendo a cada edição como um espaço de oportunidades e soluções aos empresários e produtores rurais”, afirmou Gonzatti. Após a abertura oficial o Prefeito Palmitense e o professor da Casa da Cultura do município interpretaram algumas músicas raiz.

A escolha das soberanas aconteceu logo depois da apresentação musical de Norberto e Cleberson. Doze candidatas representaram seus município: Tatiane Fernandes dos Santos, de São Miguel da Boa Vista;  Lizete Rintzel, de Modelo;  Letícia Taís Koop, de Cunhataí;  Renata Slaviero de Caibi;  Denise Kutszepa, de Tigrinhos;  Monica Eidiane Saling, de Flor do Sertão; Regina Aparecida Gonzatti, de Palmitos; Jessica Estefano, de Maravilha;  Taimara Toniolo, de Bom Jesus do Oeste;  Tainara Gastaldo, de Iraceminha;  Neize dos Santos, de Santa Terezinha do Progresso e Karita Franthesca Bachinski Kloh de Cunha Porã.

Após desfiles individuais e coletivos, os jurados escolheram as quatro soberanas. A faixa de Miss Simpatia foi para a representante do município de Palmitos, Regina Aparecida Gonzatti. A 2ª princesa, escolhida pelos jurados, é a representante do município de Tigrinhos, Denise Kutszepa. A faixa de 1ª princesa foi para a representante do município de Cunha Porã, Karita Franthesca Bachinski Kloh. E o título de rainha da Expomerios 2013 foi para a representante do município de Flor do Sertão, Monica Eidiane Saling.

No sábado o destaque foi o 5º Festival Estudantil da Canção. Na categoria de 10 a 16 anos os Palmitenses Jean e Gabriel conseguiram o primeiro lugar e receberam premiação em dinheiro, mais troféu e medalha. Na categoria de 6 a 10 anos Isabella Rossa Pifer, de Palmitos, ficou em 2º lugar. Além de troféu e medalha, também recebeu um valor em dinheiro. Os demais participantes foram contemplados com medalha de participação.

No domingo foi a vez da terceira idade mostrar seu talento. O Grupo de idosos de Palmitos apresentou algumas das coreografias trabalhadas em seus encontros, sob a coordenação de Roselei Reinheimer. Também no domingo grupos de todos os municípios pertencentes a AMERIOS mostraram no palco principal os seus talentos. “Os alunos da Casa da Cultura de Palmitos marcaram a tarde com excelentes apresentações”, declara a coordenadora de Cultura Gilvane Dessanti.

Outro grande atrativo foram as máquinas agrícolas. “Os visitantes apreciaram tecnologias recentes nos maquinários, que tem como principal objetivo auxiliar na agroindústria familiar” destacou o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Luiz Antônio Cavalleri ao visitar os estandes externos. A feira teve ainda artesanato de todos os municípios participantes, por meio de grupos de artesões e associações, além da exposição de ovinos, pássaros e pequenos animais.

Nos três dias de feira, vários expositores representaram o município: Cantinas do Tonico e Demossi levaram seus vinhos para fazer jus à Capital catarinense do Vinho Colonial. A AFE Alimentos e Laticínios Três Irmãos mostraram o potencial Palmitense quanto à produção dos derivados de leite. A PALMIART levou seus trabalhos artesanais e o Horto Medicinal mostrou plantas e alimentos que podem melhorar a qualidade de vida. Na exposição dos estandes Palmitenses, ainda foi determinado um local de divulgação das ações da Administração. Os expositores afirmaram que houve bastante movimento na feira e várias visitas, além da comercialização de produtos.

O Presidente e Prefeito Norberto Gonzatti acredita que a agregação de valores nas pequenas propriedades vai além das agroindústrias, “pois temos os produtos coloniais, o artesanato, a fruticultura e a riqueza cultural da região, todos estes setores foram o objetivo de uma feira diferenciada, com foco principal nos municípios e seus potenciais”.

O expositor não teve custos com os estandes para expor seus produtos, bem como os visitantes tiveram acesso gratuito a toda programação do evento. Os recursos para custear o evento foram de R$ 250.000,00, oriundos dos municípios envolvidos, dos Governos Federal, Estadual e do BRDE.

Para o coordenador da EXPOMERIOS, Marcos Orso acredita que a feira só se tornou realidade graças ao empenho de todas as equipes envolvidas. Além disso, “a feira é um incentivo aos pequenos produtores para apresentarem os seus potenciais da agricultura familiar, o artesanato, a cultura e também levar o conhecimento dos melhores e mais atualizados equipamentos para atender as pequenas agroindústrias” ressaltou o coordenador.

Desde sua primeira edição em 2001, até hoje, evidencia-se uma evolução em todos os setores, desde a organização dos estandes, dos produtos coloniais, do artesanato, das apresentações culturais e da participação dos municípios, mas especialmente no setor de máquinas e equipamentos para agroindústrias, esta evolução é notória, tornando-se uma das maiores feiras do Estado de SC, uma referencia neste setor.

Publicado por: Helfer Comunicação

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Palmitos