Grupo recebeu importantes informações sobre qualidade de vida

Estratégia de Saúde da Família 5 realiza encontro com grupo de hipertensos e diabéticos em Palmitos

Na manhã de 20 de maio, a equipe da Estratégia de Saúde da Família 5 (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Secretaria de Saúde de Palmitos, realizaram mais um encontro do grupo de hipertensos e diabéticos no Bairro Tancredo Neves.

A Enfermeira Janice Puhl iniciou a atividade apresentando os profissionais à comunidade e verificando a pressão arterial sistêmica dos participantes. Em seguida o Médico Victor Mera conversou e renovou as receitas dos participantes hipertensos e diabéticos.

A Nutricionista Simone Guzzon falou sobre os cuidados alimentares e a relação entre o sódio e a Hipertensão Arterial Sistêmica. “O sódio é um mineral presente em diversos alimentos, é o principal constituinte do sal de cozinha (cloreto de sódio NaCl). Quando é consumido em quantidades excessivas, este mineral pode prejudicar a saúde. E, embora a recomendação da Organização Mundial da Saúde indique um consumo inferior a 5 gramas de sal por dia, o cardápio diário do brasileiro costuma conter quase 12 gramas do ingrediente, mais que o dobro” explicou a Nutricionista. Simone também citou exemplos de alimentos industrializados com elevado índice de sódio, enfatizando que os temperos industrializados, podem ser substituídos pelos naturais, cultivados na horta de casa.

A Enfermeira Janice também abordou sobre os cuidados gerais com a saúde: cuidados alimentares, atividades físicas e uso correto das medicações. Mas, principalmente, com relação à alimentação das crianças e jovens, “nas quais os pais e familiares são os responsáveis. Para que, quando chegarem à vida adulta, não tenham tanta predisposição a desenvolver a hipertensão e o diabetes, aumentado sua longevidade e a qualidade dos anos vividos” destacou a Enfermeira.

O Médico Victor comentou sobre a qualidade de vida dos municípios pequenos como Palmitos, que não deve mudar por modismos ou comportamentos parecidos com os das grandes cidades. Citou a importância das famílias cultivarem suas hortas e pomares e, sobre a sua admiração pela diversidade de frutas e verduras que encontrou nesta região.

Para finalizar a atividade com o grupo, a Nutricionista Simone entregou um tempero preparado por ela, com ervas/temperos naturais e sal e, um folder com informações sobre hábitos saudáveis.

 

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação

MTB/SC 0004865

(49)3647-2391