Secretaria de Obras de Palmitos mantém foco e recupera estradas

O objetivo é servir de forma coletiva ao desenvolvimento do município

Palmitos é um município com cerca de 1400 km de estradas vicinais. Para conseguir atingir todas as regiões a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura vem agindo com bastante foco e agilidade. Após a enchente que atingiu nossa região, muito do trabalho feito foi afetado e precisou ser consertado ou refeito, mas as equipes do Departamento Municipal de Estradas e Rodagens – DMER já conseguiram uniformizar a situação.

Com as ações de conservação, ampliação, reforma e recuperação, o DMER tem trabalhado incessantemente, tanto na cidade, quanto no interior do município. Na Linha Fátima, a estrada de acesso ao centro de reciclagem, foi alargada e cascalhada em função do número de veículos grandes que passam no local. O mesmo aconteceu na Linha Pötker. Na Linha Santo Antão foi aberta uma vala lateral no calçamento, pois a água estava prejudicando a passagem, por empossar no centro da estrada.

No Distrito de Diamantina está acontecendo um escavo para a futura construção do novo salão da comunidade. Já foram retiradas 2500 cargas de material, reaproveitadas nas estradas próximas, também com abertura de valas laterais. Ainda neste Distrito, onde se encontra um “passador de gado”, o DMER em parceria com um morador, construiu uma tubulação para melhorar o tráfego.

Na Linha Pavão foi feito cascalhamento com alargamento da estrada. Na Linha da Gruta, após a enchente foi feito o processo de britagem. Também foi feito cascalhamento na Linha Planalto, colocação de ponte na Linha Cachoeira e obra de tubulação na Linha Barra Grande.

No centro da cidade, já está segura a área que desmoronou próximo ao Centro de Educação Infantil Lourdes Sana Stefens. Esta área tinha sido muito atingida pela enchente, sendo que as aulas foram transferidas e até suspensas por um período. Neste local, explicou o secretário de obras e infraestrutura Odile Pifer, “foram retiradas aproximadamente 400 cargas de material que deslizou. Após, fizemos uma taipa de contenção e no momento está sendo construído calçamento”.

Também na cidade, no Bairro Bagatini, encontra-se a Madeireira Palombit. Foi feito o cascalhamento de acesso a essa empresa, numa forma de incentivo à indústria local. No Centro de Educação Infantil Bem-me-quer, que ainda está em fase de construção, as equipes da Secretaria de Obras realizaram a abertura de valas nas laterais do terreno. O Centro Comunitário Evangélico – CCE recebeu uma camada de asfalto na área frontal de acesso e já está acontecendo a terraplanagem para futura construção da sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.

Para o prefeito Norberto Paulo Gonzatti a secretaria de obras é uma das mais cobradas e exigidas, pois tem um papel fundamental na boa vivência e locomoção de toda a população. Gonzatti afirmou também que os trabalhos continuam com bastante ênfase na recuperação das estradas e que é preciso programar, planejar, controlar, fiscalizar e executar as obras municipais, e servir de forma coletiva ao desenvolvimento do município.

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação