Palmitos tem áreas de risco mapeadas pelo Governo Federal

Na manhã do dia 18 de agosto geólogos do Serviço Geológico do Brasil – CPRM estiveram em reunião com o prefeito Norberto Paulo Gonzatti, o secretário de obras e infraestrutura, Odile Pifer, a assessora de planejamento Andréia Schenatto e o representante local da Defesa Civil, Ricardo Einloft. A reunião debateu a participação de Palmitos na lista de municípios com áreas de risco, que estão sendo mapeadas pelo Governo Federal, pela força-tarefa de geólogos e hidrólogos.

De acordo com a Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o serviço está sendo feito em 821 municípios brasileiros onde há recorrência de catástrofes naturais. Em Santa Catarina, cerca de 40 cidades já são monitoradas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).

O trabalho de mapeamento envolve o deslocamento de equipes para as regiões mais suscetíveis a deslizamentos e enchentes, a partir da análise de imagens de satélite que avaliam a topografia e os dados coletados ficarão armazenados no Cemaden.

“Após o trabalho de campo e digitalização de dados, teremos mapeadas todas as áreas de maior risco de deslizamento de Palmitos, que inclusive serão disponibilizadas para consulta e informação aos moradores a fim de prevenção”, explicou o prefeito Gonzatti.

A visita aos locais, junto de técnicos da Defesa Civil local já foi realizada, com cadastramento das áreas em um serviço de GPS, observações das características do solo, das intervenções feitas (como cortes de morros), estimativa de habitações e de pessoas que residem nestes locais.

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação