CRAS de Palmitos presta serviço de convivência e fortalecimento de vínculos

Com o objetivo de fortalecer vínculos e prevenir a ocorrência de situações de exclusão e de risco social, o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) desenvolve atividades com crianças, familiares e a comunidade em geral.

No dia 17 de maio iniciou mais uma ação: é realizado um encontro por mês em cada comunidade. Este serviço inicialmente está atingindo os seguintes bairros: Bagatini, Cristo Rei com o Bairro Progresso, Tancredo Neves e Alvorada com Nossa Senhora do Rosário. Os próximos encontros serão dia 14, 21, 26 e 28 do presente mês.  O público que deve participar são as famílias que recebem o benefício do Programa Bolsa Família e que possuem crianças com até 6 anos de idade.

Estes encontros têm por objetivo criar um espaço de reflexão sobre o papel das famílias na proteção das crianças e no processo de desenvolvimento infantil, bem como debater assuntos e questões de interesse do grupo relacionadas à família. As temáticas de cada encontro são sugeridas e decididas pelos participantes.

Justifica-se o trabalho com crianças de até 6 anos e suas famílias, no sentido de intervir no contexto de vulnerabilidade, de prevenir risco e trabalhar situações de fragilização de vínculos familiares e sociais às quais as pessoas possam estar expostas. Para a psicóloga do CRAS Raquel C. Dalcero “parte-se da concepção de que as famílias, dentro de suas formas particulares de configuração e funcionamento, são capazes de se reorganizar frente às necessidades e que o apoio dos órgãos públicos é fundamental para a prevenção da ocorrência de situações de risco.”

A Assistente Social e Coordenadora do CRAS Soeli Hoppe enfatiza que a atenção às famílias concretiza o avanço do trabalho de caráter preventivo de proteção social, voltado ao fortalecimento de vínculos sociais.

A família pode ser considerada como um tipo de unidade de troca. O lar é um lugar onde as pessoas adquirem prática e habilidade para desempenhar uma variedade de papéis na sociedade, salientando que as crianças para se desenvolverem saudavelmente, precisam de comida e conforto, mas também de carinho e atenção.

Publicado por: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Ediane Zanella