Reunião com reitor da UDESC expõe cursos ansiados pela região

 

Em 29 de agosto autoridades municipais e regionais reuniram-se no auditório do campus da UDESC de Palmitos para discutir a possível vinda de mais cursos para o município. Atualmente há cerca de 1000 formandos por ano, de ensino médio em nossa região (29ª SDR – Secretaria de Desenvolvimento Regional).

O Prefeito Norberto Gonzatti recepcionou a todos e mencionou este momento como ímpar, para a discussão da possibilidade de novos cursos. Agradeceu a presença dos tantos prefeitos e dos Deputados Estaduais presentes. “Temos aqui uma estrutura, com o curso em tecnologia Moveleira, que precisa ser valorizada e a comunidade espera mais desta universidade” frisou Gonzatti.

A SDR realizou um levantamento em seus municípios de abrangência (Palmitos, São Carlos, Águas de Chapecó, Cunhataí, Cunha Porã, Mondaí, Caibi e Riqueza) para verificar as expectativas dos estudantes dentro do panorama de ter uma alternativa das atividades da UDESC em Palmitos. Da mesma forma, na presente reunião, o Presidente da ACIP/CDL de Palmitos, Elson Otto trouxe o resultado de uma pesquisa realizada com associados referente à preferência dos cursos. Nas pesquisas foram destacados os cursos de Engenharia Civil, Direito, Odontologia, Agronomia e Medicina Veterinária.

O Presidente da Câmara de Vereadores Volmar Gandolfi apresentou um documento feito em conjunto pela SDR, Câmara de Vereadores, Administração e ACIP/CDL. Durante a leitura destacam-se alguns trechos em que se fala que a população Palmitense e regional sentiu a perda do curso de enfermagem, uma vez que o mesmo vinha melhorando significativamente a qualidade de vida da região e sendo que o peso desta mudança decaiu sobre os poderes públicos municipal e regional. “Solicitamos atenção às pesquisas realizadas, inclusive com a realização do vestibular de verão 2014. Entendemos que a implantação dos cursos ora destacados como almejados nas pesquisas demandam custos, mas estamos dispostos a buscar via política legal, a implantação de receita orçamentária” leu Gandolfi.  Na sequência Volmar leu uma moção em nome da Câmara de Vereadores, que manifesta apoio a mais um curso em período integral. Ambos os documentos foram repassados ao reitor, que garantiu providências.

O Deputado Estadual Dirceu Dresch explanou sobre a longa discussão de ampliar o ensino público e de quão importante é a UDESC no Extremo Oeste: “Temos o espaço aqui em Palmitos e ele precisa ser bem ocupado, bem planejado a médio e longo prazo, para que não aconteça novamente o que houve com o curso de enfermagem” temeu o Deputado.

A Deputada Estadual Luciana Carminatti destacou em sua fala que “não devemos focar em trazer apenas um curso da UDESC para Palmitos, precisamos reunir esforços para trazer vários cursos, suprir várias demandas.” Carminatti disse que o Oeste é muito esquecido em termos de desenvolvimento, se comparado às regiões maiores do estado. “Não se pode pensar em uma universidade com só um curso, que obrigue a todos escolher a mesma carreira. Precisamos olhar para as diferentes áreas, setores, que demandam de vários profissionais que irão desenvolver a região”. O direito à educação é universal e precisa ser respeitado e desde 2004, quando Carminatti era Secretária de Educação de Chapecó, já sinalizava que uma universidade não é feita apenas com um curso, mas com a pesquisa e extensão, de várias áreas.

O Deputado Estadual Marcos Vieira também demonstrou seu apoio à expansão da instituição no Extremo Oeste e trouxe à tona relatórios e dados acerca da potencialidade acadêmica, bem como o histórico das lutas pela implementação da UDESC, bem como reivindicou cursos de ponta para nossos cidadãos.

O Reitor Antonio Heronaldo de Sousa acolheu todas as explanações e agradeceu o engajamento da população em agregar valor à UDESC de Palmitos. Esclareceu que o posicionamento acerca da vinda de cursos depende do colegiado da universidade, não se eximindo da responsabilidade de conduzir da melhor forma possível os preceitos discutidos na reunião.

O reitor sinalizou que no dia 10 de setembro, no encontro da ALESC – Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – será formatada e apresentada uma proposta que será posta à prova dentro dos conselhos para então a possibilidade de novos cursos ser discutida.

Publicado por: Helfer Comunicação

 Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Palmitos

Jornalista responsável: Ediane Zanella MTB/SC 0004865

(49) 8824-0709   (49)3647-2391