CREAS e Conselho Tutelar de Palmitos promovem teatro de conscientização sobre violência infanto-juvenil
Em 24 de setembro comemorou-se o dia estadual de combate à violência sexual infanto-juvenil. Para marcar esta data, foi realizada em Palmitos, a peça teatral “É bom ser criança” pelo grupo Gaia Teatro e Circo de Chapecó.
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Palmitos, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e o Conselho Tutelar realizaram este momento de reflexão, no dia 19 de setembro, acerca da campanha de combate à violência infantil e de adolescentes.
Durante o dia 19 foram realizados quatro espetáculos, para alunos e professores das escolas: Escola de Educação Básica Felisberto de Carvalho, Escola de Educação Básica Princesa Isabel, Núcleo Educacional Municipal Rudolpho W. Schreiner, Núcleo Educacional Municipal Avelino A. Triches, Escola Jorge Lacerda, Escola de Educação Básica Professor Francisco Fausto da Luz, Escola de Educação Básica da Sede Oldenburg, APAE e Centros de Educação Infantil (Lourdes Sana Steffens, Turma Da Mônica E Ayrton Senna).
A Coordenadora do CREAS, Anaclete Secchi, informa, segundo o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, que é dever da família, da comunidade e do poder público, assegurar com absoluta prioridade a proteção integral à criança e ao adolescente.
Conforme a Coordenadora do Conselho Tutelar Elisabeth Moreira Pasetti, este trabalho foi bastante importante, “por atingir o público infantil que necessita receber a mensagem de prevenção acerca da violência e abuso sexual que existe atualmente, mas de forma simples e lúdica, respeitando a interpretação das crianças”.
Grupo Gaia Teatro e Circo de Chapecó
A companhia de teatro Gaia atua há 21 anos com peças para todos os públicos. Desde 2008 apresenta o espetáculo “É bom ser criança”, que já contou com mais de 200 apresentações.
Estiveram em Palmitos os integrantes e irmãos Regiane, Tarcísio e Jiane Brighenti. Tarcisio explicou que o trabalho apresentado foi desenvolvido através de um pedido do fórum de Chapecó, acerca de um espetáculo que reproduzisse uma cartilha baseada no ECA, falando sobre diretos, deveres e a sexualidade das crianças.
O teatro é bastante explicativo, interativo e conta com várias canções, já que “as músicas passam a mensagem da proteção, direitos deveres e conhecimento do próprio corpo, por meio da ludicidade” elucida Regiane.
Violência sexual infantojuvenil
A Violência sexual infantojuvenil é qualquer ato der natureza sexual praticado contra crianças e adolescentes, seja pela força, ameaça, contra sua vontade ou mesmo com o consentimento. Ocorre por meio de abuso sexual – utilização de criança ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual ou exploração sexual. E também ocorre por meio da exploração sexual, caracterizada pela utilização sexual de crianças e adolescentes, com a intenção de lucro ou da troca, seja financeira ou de qualquer outra espécie: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.
Para denunciar procure ou ligue para o Conselho Tutelar de Palmitos, através do número 100, ou no CREAS de Palmitos 3647-2312, e faça a sua denúncia gratuita e anônima.
Publicado por: Helfer Comunicação
Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Palmitos
Jornalista responsável: Ediane Zanella MTB/SC 0004865
(49) 8824-0709 (49)3647-2391