Palmitos migra para nova versão de Portais Municipais da FECAM
Palmitos foi mais um dos municípios catarinenses que, em fevereiro, passou a ter a versão mais moderna dos Portais Municipais desenvolvidos pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM. O sítio (site) foi repaginado e se encontra na fase de ajustes finais do processo, mas ainda mantém o mesmo link de acesso: WWW.palmitos.sc.gov.br. A criação dos novos Portais é um projeto desenvolvido pela FECAM em parceria com as Associações de Municípios.
A FECAM desenvolveu um sistema moderno para publicação dos portais dos municípios na Internet, o Gerenciador de Portais dos Municípios – GPM. Através do GPM o portal do município é totalmente gerenciável, o servidor público municipal por meio de um computador conectado à Internet, conseguirá estruturar o portal do município com módulos para cada seção, tornado a atualização fácil e imediata, sem necessidade de conhecimento técnico específico em informática.
Há quase 10 anos com o mesmo formato, os novos portais municipais agora são mais modernos, com novo layout e possibilidades. Entre as novidades está o uso de ferramentas externas e a integração com redes sociais. É possível adicionar informações, imagens e vídeos de forma mais flexível e ágil. Serviços como Lei de Transparência, Acesso à Informação e publicações de atos legais dos municípios também estão migrando para o novo Portal de Informações.
A gestão do conteúdo também funciona em todos os navegadores e as prefeituras podem agora também customizar o layout do site para atender suas necessidades. Além disso, é possível criar galerias de vídeos, sons e hotsites para apresentar as secretarias. Outra possibilidade é a utilização por perfil de usuários, o que viabiliza dividir a responsabilidade de alimentar o site da administração municipal.
O Técnico em informática da FECAM, Marcus Vinicius H. Lemos afirma que “um dos objetivos da mudança é fornecer o máximo de informações sobre o município no site, inclusive com passo a passo, para que o cidadão se localize e agilize seus processos, sem precisar ligar ou ir até a prefeitura”.
Algumas funcionalidades do sistema:
Página Institucional: Área que permite a difusão de informações relativas ao município, como: história, símbolos, aspectos econômicos, aspectos geográficos, infra-estrutura física e social. Além das informações do município, o sistema também possibilita apresentar dados da atual gestão: estrutura de governo, gabinete, equipe governamental, planos, diretrizes, projetos e realizações.
Publicações Legais: Área destinada a publicação dos documentos exigidos pela legislação: Contas Públicas (Lei nº 9.755/98), Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, Licitações, Concursos Públicos, entre outros.
Legislação Municipal: Nesta seção o município disponibiliza sua legislação municipal com texto e imagem da lei. O usuário poderá pesquisar a legislação municipal por número, período e palavra-chave, facilitando o acesso a legislação permitindo que possíveis investidores conheçam as vantagens oferecidas pelo município.
Guia da Cidade: Considerando que o portal dos municípios está disponível tanto para cidadãos como visitantes, o sistema possui a seção “Guia da Cidade”, que tem como foco divulgar os serviços, utilidades públicas e lazer disponíveis no município.
Serviços: apresenta-se uma relação de prestadores de serviços como bancos, hotéis, farmácias, supermercados, entre outros.
Utilidades Públicas: apresenta-se uma relação de serviços públicos como Hospitais, Delegacias de Polícia, Defesa Civil, Bombeiros, entre outros.
Lazer: apresenta-se os prestadores de serviços focados no lazer, como Bares, Restaurantes, Cinemas, Clubes, Boates, entre outros.
Turismo: O sistema possibilita ao município cadastrar seus atrativos turísticos, serviços de gastronomia e hospedagem, com informações, localização, e galeria de imagens. Além de divulgar o turismo no portal do município, esta seção é integrada ao Guia de Turismo dos Municípios Catarinenses (www.guiasc.tur.br), que é um portal integrado que agrupa as informações turísticas de todos os municípios do Estado.
Fale conosco: A ferramenta possibilita ao município criar formulários personalizados, criando um canal de comunicação direto entre o cidadão e as diversas áreas da prefeitura.
A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Palmitos, feita pela Helfer Comunicação, responsável pela atualização e alimentação dos conteúdos, informa que alguns ajustes ainda estão sendo feitos, como alguns links e subpáginas, mas aconselha a população a navegar no novo sítio, conhecer e sugerir o que for necessário para melhor entendimento.
Publicado por: Helfer Comunicação
Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Palmitos
Jornalista responsável: Ediane Zanella MTB/SC 0004865
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