Polo da UAB de Palmitos é usado como exemplo em Seminário Nacional

O município de Palmitos foi exemplo nesta quinta-feira (22), em um dos mais importantes eventos sobre a educação a distância do país. Durante o 3º Seminário Pesquisa em Educação a Distância, realizado em Florianópolis, o prefeito Norberto Paulo Gonzatti foi um dos palestrantes e convidado a apresentar a importância e os reflexos positivos da implantação do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para o ensino superior do município. O evento foi promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC).

Através de apresentação da estrutura e demanda de alunos, o prefeito defendeu a relevância do Polo da UAB para expansão, interiorização e regionalização da oferta de educação superior pública e gratuita, principalmente em municípios de médio e pequeno porte. "Mostramos como o Polo da UAB possibilita o acesso ao ensino superior também em municípios do interior, como Palmitos," disse. Gonzatti defendeu ainda que a unidade  permite um vínculo mais próximo do estudante com a Universidade e passa a ser centro de integração e desenvolvimento regional.

O Polo presencial da UAB em Palmitos iniciou suas atividades em 2009.  A instituição tem como mantenedora a administração municipal e funciona no prédio em anexo a prefeitura.  A estrutura é composta por uma sala administrativa, laboratório de informática e sala de aula. Entre os cursos já disponibilizados estão capacitação em Educação para a Diversidade e Cidadania; e os cursos de especialização em Gestão Pública, em Gestão Ambiental em Municípios e em Ensino de Ciências. Todos os cursos são disponibilizados por universidades federais ou estaduais. Até agora, mais de 130 pessoas já receberam diplomas de capacitação ou pós-graduação através do pólo da UAB em Palmitos.

Publicado por: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Rosângela Freitag -|MTb/SC 03142 JP|