Secretaria de Educação de Palmitos propõe formulação de proposta pedagógica própria

A educação escolar tem o papel de indicar caminhos e estabelecer referências para as gerações mais novas.

Nos dias 06 e 07 de fevereiro a Secretaria Municipal de Educação de Palmitos realizou dois momentos de formação continuada para docentes. Os eventos aconteceram nas salas da UAB – Universidade Aberta do Brasil, instalações da UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina, de Palmitos.

Conforme a Secretária da Pasta, Darlise Vaccarin Fadanni, “este é um momento dedicado ao aperfeiçoamento, bem como dedicado à construção da Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino”.

A proposta curricular trará os conteúdos curriculares básicos, bem como a metodologia de ensino, metodologia de avaliação e filosofia de trabalho. Este trabalho tem seu embasamento na proposta de Santa Catarina, mas com adequações à nossa realidade, com base na participação e opinião dos professores, explica Darlise.

Este estudo resultará num documento, que norteará o processo de ensino-aprendizagem da Rede de Ensino. Terá o formato de um livro ou caderno pedagógico e será disponibilizado a cada escola. A intenção é de que cada professor também tenha uma proposta curricular.

No dia 06 os trabalhos foram geridos pela equipe da Rede de Ensino Garra, que focou o conteúdo curricular de séries finais. Na sexta, dia 07, professores da UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina, trabalharam a educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, com os temas: “Educação em Tempos de Incertezas”, destaque para a crise de referências e de valores do período atual da história. Esta capacitação, segundo a Secretária Darlise, continuará até fevereiro de 2015.

Acerca de uma possível modificação desta proposta curricular, Darlise esclarece que todo material precisa ser atualizado conforme as necessidades. “Este material deve servir de guia, norte para o professor, que irá inseri-lo em sua metodologia própria e particular de lecionar. O professor pode avançar em sua aula, pois a proposta traz o mínimo que deve ser observado e trabalhado não podando o poder criativo do professor”.

O Prefeito em exercício José Roberto Gomes salienta que a escola não pode se mostrar vacilante no seu compromisso de educar e por isso os professores devem ser referência de sabedoria e conhecimento. Necessitam assim, de se aperfeiçoar e principalmente, participar dos processos de formação da proposta curricular.