Secretária de Saúde de Palmitos inaugura ampliação da Unidade Básica de Saúde Irmando Schappo

A Administração de Palmitos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no dia 07 de março a inauguração da ampliação da Unidade Básica de Saúde Irmando Schappo, no Bairro Bagatini. O investimento foi realizado com recursos do Ministério da Saúde, através do PAC 2 e com contrapartida do município. A empresa Caibi Empreendimentos Ltda. executou a obra, que iniciou em 24 de junho de 2013. Participaram do ato inaugural, vários Vereadores, Secretários Municipais, líderes locais e também o assessor do Deputado Federal Marco Tebaldi, Ivalino de Oliveira.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Jair José Schenna elucidou que, como morador deste bairro, ficou muito feliz “com a obra de ampliação, e tantas outras feitas nesta região: como o calçamento da Rua Itália, Rua Imigrantes, da Rua Amazonas, o acesso da Estrada Geral, o asfalto na Rua Flores da Cunha e Rua Paraná”.

O projeto de ampliação foi elaborado pela equipe de arquitetura da AMERIOS. A fiscalização e o acompanhamento foram feitos pelo engenheiro Juliano Scandolara, da Prefeitura. O valor total da obra é de R$: 160.005,26.

A Secretária de Saúde, Tânia Henchen explicou que “o espaço antigo já estava pequeno, com atendimento a dois grupos de ESF’s (Estratégia de Saúde da Família) – e precisávamos alternar os dias de atendimento, em função da falta de salas para os médicos. Agora, com esta ampliação, irão atuar os seguintes profissionais: pediatra, ginecologista e nutricionista com salas específicas para atendimento. O local ainda conta com área de recreação, sala de reuniões da Secretaria de Saúde, com acesso interno e externo e acreditamos que vai melhorar muito a qualidade do trabalho prestado”.

O Vice-Prefeito José Roberto Gomes salientou a importância desta obra: “pois é preciso captar recursos, fazer o projeto, procurar uma autoridade que auxilie na vinda de recursos e fazer uma licitação, para contratar a empresa que faça o serviço pelo menor preço. Às vezes esta empresa selecionada atrasa, ou não alcança as expectativas. O que não aconteceu neste caso, da ampliação, pois a obra foi muito bem executada e certamente atenderá às necessidades da população que aqui vive”.

O Prefeito de Palmitos, Norberto Paulo Gonzatti, elucidou que “a obra já está liberada e pronta para uso público. A Unidade de Saúde Irmando Schappo foi construída em 2004, e desde esta época nenhum investimento significativo tinha sido feito. Em 2004 se atendia um número de pacientes, hoje se atende o triplo, por isso estamos investindo no atendimento público de saúde, com qualidade. Para este Bairro temos ainda a previsão da instalação de uma escola de seis salas, que será construída no local onde hoje está o DMER, e mais uma praça no centro do Bairro”.

Após a fala das autoridades foi feita a assinatura simbólica do termo de compromisso, para compra de um caminhão novo com carroceria metálica basculante, por meio de emenda parlamentar do Deputado Federal Marco Tebaldi. O Prefeito Gonzatti assinou representando o Município e o Gerente Geral da CAIXA de Palmitos, Lucas Campagnollo, assinou em nome da União Federal, por intermédio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Após a assinatura foi feito o descerramento oficial da placa de inauguração. Os religiosos Padre Irineu e Pastor Jair realizaram um bênção no local, para que os trabalhos realizados sejam de ótima eficiência. Na sequência, os presentes conheceram as novas instalações.

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação