Módulos Sanitários Domiciliares são entregues oficialmente em Palmitos

As melhorias sanitárias domiciliares, que já são realidade para 90 famílias de Palmitos, foram oficialmente inauguradas na noite desta quinta-feira (1º de setembro). Em senilidade realizada no auditório da prefeitura e que integrou a Semana da Pátria, a administração municipal de Palmitos entregou às famílias beneficiadas, os termos de recebimento e compromisso dos módulos sanitários construídos em convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O projeto, efetivado em 2010, contemplou as comunidades de baixa renda dos bairros Alvorada, Cristo Rei, Tancredo Neves e Bagatini.

O investimento com a ação foi de R$ 464,2 mil, recursos do Governo Federal, através da Funasa com contrapartida do município. As melhorias sanitárias contemplaram a construção de módulos sanitários, anexos aos domicílios, que correspondem a banheiro, privada, caixa d'água, fosse séptica, sumidoro (poço absorvente). O objetivo com a ação é atender as necessidades básicas de saneamento das famílias, por meio de instalações sanitárias mínimas, relacionadas ao uso de água e ao destino adequado dos esgotos do domicilio.

"Melhorou muita coisa. Agora temos um banheiro bom que traz mais dignidade para toda minha família," declarou Maria Salete Laranjeira Gonçalves, moradora do bairro Tancredo Neves, e que salientou também, a ajuda que o banheiro trouxe para os cuidados com o filho, que possui deficiência física grave. O representante da superintendência Estadual da Funasa/SC, Nayglon Goulart, destacou a necessidade de se investir nas camas mais pobres da população e a importância dos trabalhos prestados através do Ministério da Saúde, que levam através dos projetos, obras de promoção a saúde, que garantem, inclusive, prevenção de doenças.

Já o prefeito Norberto Paulo Gonzatti, ressaltou o trabalho integrado dos diversos departamentos do município, principalmente das secretarias municipais de Assistência Social; Saúde; e Educação, Cultura e Esporte, que desenvolveram ações junto às famílias contempladas, visando um melhor aproveitamento do investimento. "O trabalho em parceria possibilitou a melhoria da qualidade de vida das pessoas menos favorecidas de nosso município, que resultará em mais saúde e conforto para as famílias beneficiadas", salientou o prefeito.

A solenidade foi acompanhada ainda por famílias beneficiadas pelo projeto, pelo presidente da Câmara de Vereadores de Palmitos, Gelson Delazere, demais vereadores e secretários e servidores municipais.

Publicado por: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Rosângela Freitag -|MTb/SC 03142 JP|