Quinta Estação de Tratamento e Distribuição de Água será inaugurada em Palmitos

Será inaugurada neste sábado (27), em Palmitos, a Estação de Tratamento e Distribuição de Água (ETA) da Cooperativa de Vale do Rio Uruguai, a quinta instalada no município. A estação, construída com recursos dos associados e contribuição dos governos municipal e estadual, está estabelecida na Linha Passarinhos e atenderá 145 famílias da região Oeste do município. A solenidade de inauguração será realizada na Estação, com início das 09h30min.

A construção da ETA iniciou em 2010, como forma de suprir a necessidade de abastecimento com água potável de famílias de 13 comunidades da região. A ETA possui capacidade de 30 mil litros água/hora, é composta por 16 caixas de reservação, sete caixas de operação e possui um total de 76 quilômetros de rede de abastecimento. Serão 145 famílias atendias com água potável e tratada, captada do Rio Uruguai.

O secretário de Agricultura do município, Hermes Franciscatto, diz que a obra proporcionará o desenvolvimento sustentável de uma das regiões do município com grande potencial agroeconômico. De acordo com a ele, a exemplo das demais ETAs instaladas no município, a administração municipal, por meio da secretaria de Agricultura, contribuiu com a elaboração do projeto, estruturação da cooperativa e demais encaminhamentos.

Além do apoio burocrático, a administração foi responsável pela abertura das valas e pelo repasse de R$ 205,7 mil, através da secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, com contrapartida da prefeitura. O objetivo, conforme Hermes é suprir uma necessidade das comunidades do interior do município, que sofrem com a falta de água para atividades agrícolas e consumo, principalmente nos períodos de estiagem. Ele lembra ainda que, atualmente, a agricultura representa 58% do movimento econômico de Palmitos.

Estações de Tratamento de Água de Palmitos

Atualmente, Palmitos possui cinco estações de tratamento e distribuição de água instaladas, quatro em sistema de cooperativa e uma particular. A captação da água é feita dos rios Uruguai e Barra Grande. A sexta ETA será construída em Palmitos, agora na região Leste do município. O sistema também será em forma de cooperativa e deverá ser o maior desenvolvido, até agora. Serão 244 quilômetros de rede, 23 comunidades atendidas e 500 famílias que receberão água tratada, em casa. A água será captada do rio Uruguai.

Após a instalação e funcionamento das seis estações de tratamento, o município terá 85% de sua área rural abastecida com água potável e tratada. As estações beneficiarão diretamente, cerca de 750 famílias rurais. A construção das estações foi a solução encontrada pelos pequenos agricultores do município que sofriam com falta de água nos períodos de seca. Dados da secretaria de Agricultura mostram que, na última estiagem registrada, o caminhão pipa da prefeitura chegou a entregar, na área rural, 180 mil litros de água por dia.

O sistema adotado em Palmitos, com a construção das ETAs, fez, inclusive, Palmitos receber destaque no 5º Seminário Estadual de Agricultura, evento realizado em junho deste ano e que reuniu gestores da área de aproximadamente 200 municípios de Santa Catarina. A programação do Seminário contou com a apresentação de quatro experiências bem sucedidas no meio rural advindas da agricultura familiar em Santa Catarina e, entre elas, a implantação de Estações de Tratamento e Distribuição de Água (ETA´s) de Palmitos.