2ª Mostra de Consciência Antidrogas: Comunidade escolar debate prejuízos do uso de drogas

A administração municipal de Palmitos promoveu, na última quarta-feira (23), a 2ª Mostra de Consciência Antidrogas com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos no decorrer do ano letivo pelo projeto "Não Jogue Com a sua Vida". O evento, realizado no Salão Paroquial São Judas Tadeu, objetivou conscientizar a comunidade escolar e demais palmitenses sobre os malefícios causados pelo uso de substâncias que causam dependência. A ação, coordenada pela secretaria de Educação, Cultura e Esportes teve a parceria das secretarias de Saúde e de Assistência Social e do Conselho da Comunidade da Comarca de Palmitos.

Conforme a secretária municipal Lenemar Lúcia Penso Fraporti, a mostra foi mais uma ação estratégica que trata dos prejuízos do uso de drogas no município e que se baseia no envolvimento dos estudantes e comunidade escolar em todo o processo. A secretária explica que a 2ª Mostra Antidrogas é a etapa de encerramento das atividades do projeto "Não Jogue Com a sua Vida", onde os alunos apresentaram o que aprenderam sobre as drogas. "Através de teatros, vídeos e produção de material didático os estudantes socializaram os ensinamentos adquiridos por meio da iniciativa," comenta.

Além da exposição dosa trabalhos dos alunos, a 2ª Mostra Antidrogas contou com palestras do ministradas pelo terapeuta e consultor em dependência química, Ricardo Wendhausen Ramos.

Projeto "Não Jogue Com a sua Vida"

O Projeto "Não Jogue com A Sua Vida", da seretaria de Educação, Cultura e Esportes, foi instituído em Palmitos por Lei Municipal, e inclui uma série de ações práticas e teóricas a serem desenvolvidos todos os anos no ambiente escolar, com o intuito de alertar sobre a nocividade e as consequências negativas do uso de drogas licitas e ilícitas. Entre as atividades que compõe o projeto estão ciclos de palestras nas unidades escolares, com profissionais das áreas da saúde e jurídico.

O prefeito Norberto Paulo Gonzatti diz que o projeto é uma importante política pública e mais um passo na busca de sensibilizar a juventude sobre os prejuízos do álcool e outras drogas. "É uma iniciativa que busca contribuir para que a juventude crie consciência e se autodefenda contra o uso destas substâncias nocivas a saúde e ao bem estar social,".  O vice-prefeito José Roberto Gomes, acrescentou que o projeto vem contribuir com o fortalecimento de uma rede de atenção às questões relativas ao uso de álcool e outras drogas no município.

Publicado por: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Rosângela Freitag -|MTb/SC 03142 JP|