Nutricionista trata de amamentação com grupo de gestantes

Uma atividade sobre amamentação foi realizada com gestantes, no dia 10 de agosto, às 14h no auditório da Prefeitura. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e desempenhada pela nutricionista Cristiane Holz, a meta foi elucidar a Semana Mundial da Amamentação, que se comemora de 1 a 7 de agosto. Neste ano o lema da campanha é “Amamentar hoje é pensar no futuro”.

O leite materno é um dos fortes aliados no combate à mortalidade infantil. Só na ultima década, o Brasil reduziu a taxa praticamente pela metade. Uma grande conquista construída a cada dia, com campanhas anuais de incentivo à amamentação, além de todo um conjunto de políticas públicas voltadas para a família, a gestante e a criança.

Dentre os assuntos debatidos pela nutricionista, conversou-se sobre a fase da amamentação e como o bebê recebe os anticorpos da mãe para proteção contra infecções, principalmente diarreia e pneumonia. Além disso, a amamentação diminui o risco de alergias, colesterol alto, diabetes e obesidade. Outro ponto positivo é que favorece a relação afetiva entre a mãe, o bebe e a família, e ajuda a criança a desenvolver-se bem, física e emocionalmente. Além disso, complementa a nutricionista “a amamentação é um excelente exercício para o desenvolvimento infantil, importante para que a criança tenha dentes fortes, saudáveis, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.”

O ato de alimentar o bebê pelo aleitamento é bom também para a saúde da mulher: o sangramento após o parto é menor, assim como as chances de ela vir a desenvolver anemia, câncer de mama e de ovário, diabetes e infarto cardíaco. A mulher que amamenta perde mais rápido o peso que ganhou durante a gravidez.

De acordo com a nutricionista nos primeiros 6 meses de vida, o bebê que mama no peito não precisa de nenhum outro alimento ou outros líquidos, pois o leite é completo. Após os 6 meses, o bebê deve comer alimentos saudáveis e continuar sendo amamentado até os 2 anos ou mais, pois assim receberá todos os nutrientes e os benefícios que a amamentação oferece.

Publicado por: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Ediane Zanella