Palmitos realiza reuniões do Prognóstico do Plano de Saneamento Básico

            O Governo de Palmitos realizou, no dia 29 de outubro, cinco audiências públicas do Plano Municipal de Saneamento Básico, que contempla também o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos – PGRIS e Sistema de Informações Geográfica – SIG.

O Município de Palmitos está na fase do prognóstico e plano de execução, em cumprimento ao princípio da transparência e nos termos que dispõe o artigo 19, § 5º da lei 11.445/2007.

O Plano Municipal de Saneamento Básico está sendo elaborado pelo município em parceria com a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA e com os serviços da empresa AMPLA Consultoria e Planejamento, contratada pelo município.

A existência do plano é uma obrigação, “e após sua institucionalização, se constituirá em ferramenta de planejamento e gestão para alcançar a melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida da população de Palmitos” considera o Prefeito Norberto Gonzatti.

Para efeito da legislação vigente considera-se saneamento básico o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

No dia 29, os consultores da empresa AMPLA realizaram cinco reuniões públicas, uma em cada localidade: Distrito de Diamantina, no Distrito de Sede Oldenburg, Distrito de Santa Lúcia, Linha São Bras e no centro da cidade. Dentre as abordagens desta etapa, os técnicos da AMPLA explicaram que o objetivo é que a perda de água – aquela que não chega efetivamente até as casas – seja de apenas 25% em Palmitos. O Engenheiro Sanitarista e Ambiental Frederico Genofre avalia que nosso município tem boa qualidade de água, “pois se encontra nas cabeceiras, na parte alta, das bacias hidrográficas. São várias fontes existentes, sem necessidade de buscar outros municípios” relata.

A próxima etapa será a conferência global, com toda a comunidade, que provavelmente ficará para o próximo ano, explica a Assessora de Planejamento Andréia Schenatto. “Etapa esta que terá sua data divulgada antecipadamente e após o projeto será encaminhado para votação e apreciação na Câmara de Vereadores de Palmitos” explica a Assessora.

A Administração Municipal agradece à equipe da AMPLA Consultoria e Planejamento – Frederico Genofre, Nadine Bortolotto e Paulo Vila. Também à todas as comunidades que receberam os profissionais e se propuseram a entender o funcionamento do processo de planejamento do plano. Agradecimento ao envolvimento das escolas, dos vereadores, secretários municipais e demais equipes do governo.

Publicado por: Helfer Comunicação

 Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Palmitos

Jornalista responsável: Ediane Zanella MTB/SC 0004865

(49) 8824-0709   (49)3647-2391