MUNICÍPIO DE PALMITOS REALIZA O PRIMEIRO TESTE DO PROGRAMA “TESTE MÃE CATARINENSE”

Na manhã desta sexta-feira, 09 de setembro, foi realizado o primeiro teste do programa “Teste Mãe Catarinense” para a gestante Thaise Simon da Costa.

O Município de Palmitos, através da Secretaria Municipal de Saúde comprometidos com o bem estar e saúde de sua população, aderiu ao programa, “Teste Mãe Catarinense”, por intermédio da Secretária do Estado da Saúde, considerando a sistematização de atenção pré-natal, com exames que permitem o diagnóstico e o tratamento precoce de patologias.

Este teste permite identificar hemoglobinopatias em gestantes, como a doença Falciforme e a Talassemia Major, sendo importante sua realização, pois a gravidez é uma situação potencialmente grave para as pacientes com estas patologias, assim comopara o recém-nascido.

Informamos que este teste será realizado de forma gratuita, mediante solicitação médica ou enfermeiro, com agendamento prévio em nossas unidades de saúde municipal, para as gestantes que estão no primeiro trimestre de gestação.

O primeiro teste do programa teve a participação do Prefeito Dair Jocely Enge, Secretário Municipal de Saúde Juarez Rossini, Coordenadora Municipal de Saúde Dinéia Cristiane de Aguiar e Enfermeira da Vigilância Epidemiologia Joeli Petry.