Primeira turma de libras de Palmitos realiza formatura de nível intermediário

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social de Palmitos e o SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), realizou em 16 de abril outubro a formatura do curso de Língua Brasileira de Sinais – Libras, nível intermediário.

Em sua fala a Secretária Municipal de Assistência Social, Andreza Slomski enfatizou que “as pessoas que estão se formando são aquelas que se desafiaram a aprender um novo processo de comunicação, para se tornar protagonistas no processo de inclusão daqueles que, por falta da audição e da fala, têm a necessidade de comunicar-se através da língua de sinais”.

O professor da turma Anderson Luchese interpretou o Hino Brasileiro na língua de sinais, acompanhado de suas alunas formandas e também fez uma declaração, que foi traduzida por algumas alunas. Anderson se referiu à importância de ter profissionais que interpretem a língua de sinais e a ótima experiência de poder ensinar esta linguagem.

O Vereador Volmar Gandolfi, em sua fala, referiu-se ao interesse das 20 alunas em procurar este conhecimento e da Secretaria de Assistência Social em firmar parcerias com entidades e do SEST/SENAT em promover tal curso.

Representando os cursos Pronatec, a diretora do SEST/SENAT, Geila Beck, esteve presente e explicou que a entidade desenvolve cursos de qualificação profissional através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), objetivando contribuir para a expansão e democratização da oferta de cursos de educação profissional, em diversas áreas do conhecimento.

Formaram-se nesta noite 20 mulheres: Josiane Taide Prediger, Clair Neuruth Wink Aita, Cleonice Zimmermann, Deisi Gugel, Dirce Jappe Denschenski, Leda Maria Matte Perin, Lourdes Elena Soares, Lubna Danieli Fruhauf, Margot Steffens Mior, Maria Cristina Carvalho de Lima, Marileusa Schmitz Pereira, Odete Tretto, Raquel Cristina Dalcero, Rosanes Izabel Guzzon Scheidt, Roselei Maria Bernardi Reinheimer, Sirlei Galvagni Schneider, Soeli Midtelstedt Hoppe, Vanessa Dortelmann Pires, Vanessa Izabel Secchi e Vera Cristina Huppes Mior.

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação