Programa Saúde na Escola é desenvolvido em Palmitos

A Semana da Saúde na Escola, que aconteceu nos dias 22, 23 e 24, inaugurou a execução das metas pactuadas no Programa Saúde na Escola – PSE. As ações aconteceram em algumas escolas de Palmitos, tendo como tema as práticas corporais, atividade física e lazer, numa perspectiva de cultura de paz e direitos humanos.

As tarefas foram orientadas pelos profissionais do PSE e executadas pelos professores de educação física das escolas, ou o professor da turma. Esta é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação.

Segundo a nutricionista Simone Guzzon, a prática de atividade física estimula os alunos a ter hábitos e estilo de vida saudáveis, contribui para o controle do peso, estimula o crescimento da massa óssea, muscular e articulações, reduz o risco de desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes, obesidade e hipertensão, além de propiciar a interação e sociabilidade entre os estudantes.

O principal objetivo da Semana Saúde na Escola, conforme a Coordenadora do PSE, Bioquímica Gabriela Valdameri, foi dar início a uma mobilização temática prioritária de saúde, que deverá ser trabalhada ao longo do ano letivo nas escolas.

Em continuidade as ações do PSE a partir do dia 05, os profissionais se deslocaram até as escolas e creche para verificar a situação de saúde dos escolares. A equipe da Secretaria de Saúde agradece a colaboração da Secretaria de Educação e professores que se empenharam em desenvolver as atividades com sucesso.

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação