Palmitos recebe ponte da Defesa Civil estadual

Palmitos foi um dos tantos municípios da Região do Extremo Oeste a ser contemplado com o “Kit de Transposição de Obstáculos” da Defesa Civil, de Santa Catarina, por meio da 29ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Palmitos.

Autoridades acompanharam no dia 29 de maio, a montagem do “kit”, que é uma ponte, na Linha Cachoeira. A ponte de 10 metros liga os municípios de Palmitos e Cunhataí. O Prefeito Palmitense Norberto Paulo Gonzatti informa que “o custo aproximado foi de R$ 48mil e como contrapartida a Prefeitura realizou a construção e adequação das cabeceiras no local”.

O Governo de Santa Catarina garantiu para os “Kit’s” de Transposição de Obstáculos com recursos do Fundo Estadual da Defesa Civil. O investimento total é de R$ 307. 344, 75. Os “kit’s” substituem pontes e pontilhões levados pela força da água em enchentes e enxurradas, possuem de oito a 11 metros de extensão, cinco metros de largura e suportam cerca de 50 toneladas.

Conforme o Coordenador Regional da Defesa Civil, Rogério Golin, os “kit’s” são pontes construídas por estruturas de concreto armado pré-fabricado, montados em até duas horas, com rápida liberação do tráfego.

O projeto dos “Kit´s de Transposição de Obstáculos” nasceu com o objetivo de suprir a necessidade imediata de municípios em situação de crise ou que tiveram pontes e pontilhões antigos danificados ou destruídos.

Mais de 50 conjuntos como esse já foram instalados em Santa Catarina. Segundo o Secretário de Estado, Rodrigo Moratelli, a previsão é que sejam instaladas até o fim do ano, 200 pontes de transposição. “Estamos montando “kit´s” todos os dias. O objetivo é beneficiar o maior número de cidades e possibilitar acesso à população, em locais que foram prejudicados por estruturas antigas”, frisou Moratelli.

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação