2º Café e Cultura de Palmitos contagia e emociona!

Em Palmitos, no dia 18 de junho, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, por meio do setor de Cultura, promoveu o 2º “Café e Cultura”. O Evento aconteceu no Clube Mocrepal e contou com mais de 400 pessoas e várias apresentações.

O objetivo desta noite cultural, segundo a Coordenadora da Casa da Cultura Paulo Eduardo Máximo Müller, Gilvane Dessanti, foi apresentar os talentos da casa. “Mostrar a evolução do trabalho desenvolvido pelos professores e alunos, cada um com suas características, cada um com seu estilo e todos com a mesma paixão pela música” explicou.

Participaram do evento a Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Darlise Vaccarin Fadanni, que agradeceu a todos os envolvidos pelo excelente trabalho apresentado. “O Café e Cultura é o momento mais aguardado pelo professores e alunos da Casa da Cultura, pois os professores têm a chance de apresentar a comunidade os ensinamentos repassados aos alunos e os alunos de apresentar o resultado desses ensinamentos” ressaltou Darlise. Também compareceu a família do Prefeito Norberto Gonzatti – que estava em viagem, o Vice Prefeito José Roberto Gomes e sua família, o Chefe de Gabinete Silvio Valcarengue, bem como o Presidente da Câmara de Vereadores Jair Schenna, além dos vereadores Márcia Rejan Hirsch e Moacir Dellazere.

Vários estilos musicais foram representados, incluindo o canto coral, a orquestra de violões, a música gauchesca, música caipira, pop nacional, com uso de sqanfona, teclado, viola e violão. Canções tocadas e cantadas por alunos da Casa da Cultura, sob a coordenação dos professores Cleverson Worm, João Altmann, Cleyver Lunardi, Juliano Signori e Mateus Pereira.

O Café e Cultura também abriu espaço para talentos de fora. Apresentaram-se também o cantor Rodrigo Roversi, de Maravilha e a Companhia de dança Gemp, de Crissiumal, Rio Grande do Sul, com o espetáculo “nações – movimentos do mundo”.

A noite iniciou com a Orquestra Sonare e a participação do Coral Jovens Cantores de Palmitos. Após o Coral fez sua apresentação. Na sequência, os alunos do grupo de teclado e os alunos de viola.

A apresentação seguinte foi bastante comovente. O professor Mateus Pereira, dedica um dia da semana para dar aulas e interagir com os alunos da escola especial APAE. E estes alunos também fizeram seu espetáculo, cantando a música “É preciso saber viver”. Na sequência foi a vez do grupo de violão, depois a música Gaúcha e também os sanfoneiros subiram ao palco. Apresentaram-se ainda os talentos locais: Grupo 1º Acorde, dupla Jean e Gabriel e grupo Justaposição acústico. E as apresentações da casa encerraram com o grupo Gauchesco Marcas da Tradição, coordenado pelo professor Paulo Rodrigues.

O grupo e Cia de Dança Gemp – Grupo de Danças Madre Paulina, finalizou a noite. Com o espetáculo “nações – movimentos do mundo”, o grupo de Crissiumal, contagiou a todos. O grupo tem 19 anos de trabalho e já levou seu espetáculo a mais de 150 municípios no Brasil. Em seu currículo também estão diversas viagens internacionais, que mostram seu talento em países da Ásia, Europa e América do Norte. “O destaque em Festivais de Danças também é significativo, já foram mais de 100 premiações, incluindo medalha de ouro na competição Internacional de Dança de Buenos Aires”, afirma Leandro Rupp, diretor artístico do Grupo. As inspirações literárias vêm dos escritores José Raimundo Pletsch, Jenair Vicentini, Teresinha Schanke e Vera Pohl.

Os professores deixaram a mensagem de agradecimento pela confiança que os pais depositam neles e também por existir este momento de troca de experiências e mostra dos resultados.

O Vice-Prefeito José Roberto Gomes agradeceu, em nome de toda a Administração, aos pais, familiares e amigos que prestigiaram o 2º Café e Cultura. Também parabenizou a equipe da Casa da Cultura pela organização e ótimo desempenho, tanto nas apresentações como na recepção do público.

O EXTRATO DO CONTRATO também foi divulgado:

Contrato de Apoio Financeiro no 2014TR0002166

Contrato de Apoio Financeiro do Sistema de Incentivo a

Cultura, ao Turismo e ao Esporte – SEITEC, que celebram

entre si o Estado de Santa Catarina, através da Secretaria

de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Prefeitura

Municipal de Palmitos.

Objeto: repasse de recurso para execução do Projeto

denominado “Segundo Café e Cultura”.

Valor do Repasse Financeiro R$ 6.684,37 (seis mil

seiscentos e oitenta e quatro reais e trinta e sete centavos).

Palmitos/SC, 18 de junho de 2014.

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação