Coordenadores e acadêmicos do Projeto Rondon estipulam cronograma de trabalho em Palmitos

O Projeto Rondon é um trabalho de extensão promovido em Santa Catarina pelo Núcleo Extensionista Rondon – NER, da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e outras instituições de ensino parceiras.

O Município de Palmitos está participando da Operação Grande Oeste, que atinge os 18 municípios das Secretarias de Desenvolvimento Regional de Palmitos e Maravilha.

Até 2 de agosto o (NER) da Universidade de Santa Catarina, por meio de acadêmicos de diversas áreas, realizará atividades sociais neste municípios. A abertura do projeto ocorreu no dia 23 de julho, em Palmitos. Após, as equipes se deslocaram para as demais cidades envolvidas. Os acadêmicos que ficaram em Palmitos estão alojados no Colégio Ida Vidori. No dia 24, pela manhã, realizaram o processo de reconhecimento entre si e com os coordenadores. São 15 acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Pedagogia, Arquitetura, Engenharia Ambiental, Economia, Engenharia Sanitária e Biologia.

Os coordenadores da UDESC que acompanham a operação são o Professor Carlos Eduardo Leguiça Madeira e o servidor Filipe Duarte Marins, que junto dos coordenadores locais, são responsáveis por organizar as atividades propostas com o grupo, levando-os até os locais de estudo e promovendo a socialização com a comunidade. Estes voluntários locais são:

• Presidente da Cooper D’água Ari Dutel;
  • Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Darlise Vaccarin Fadanni;
  • Chefe de Gabinete Silvio Valcarenhi;
  • Secretário e Indústria, Comércio, Serviços e Tuirismo, Ricardo Rodrigues;
  • Vereadora Loreci Orsolin Pfeifer;
  • Assistente Social da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Rosângela do Nascimento;
  • Coordenadora das atividades com idosos no município, Roselei Reinheimer;
  • Coordenador municipal da Defesa Civil, Ricardo Einloft e
  • Coordenadora das Estratégias de Saúde da Família, Enfermeira Natália Maihak.

O principal objetivo é envolver o meio acadêmico com a sociedade, formar este vínculo e tornar o acadêmico mais preparado para o local em que vai atuar. O coordenador geral municipal Silvio Valcarenghi afirmou que foi feita uma reunião prévia, onde ficou decidido que fossem atendidos os públicos menos assistidos, com deficiência de conhecimento técnico e de assistência.

A base do Oeste é a pecuária leiteira, agropecuária, aves e suínos. “Nossos agricultores têm boa assistência, mas boa parte é formada por camponeses e pequenos agricultores que precisam de mais atenção” iformou Valcarenghi. partindo desta realidade o trabalho a ser realizado está dividido em cinco projetos. O primeiro visa à revitalização, uso e manejo sustentável da bacia hidrográfica do Rio Barra Grande. O segundo projeto vai trabalhar com a inclusão social, geração de renda e sustentabilidade dos catadores de recicláveis de Palmitos. O terceiro projeto prevê a otimização e legalização da produção orgânica e artesanal para fins de fornecimento à merenda escolar. O quarto projeto focará nas atividades recreativas e de inclusão para idosos e crianças e o último projeto trabalhará com a prevenção de desastres naturais.

Na primeira semana o cronograma determinado, baseado na revitalização, uso e manejo sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Barra Grande, foi o seguinte:

Oficina

Recuperação de nascentes

Comun. do interior

29/07/2014

Principais poluentes da bacia hidrográfica

30/07/2014

Cobertura vegetal em APP

31/07/2014

Erosão das margens e assoreamento

01/08/2014

Relatório de trabalho

Professor UDESC

Ida Vidori

Por meio de oficinas e atividades lúdicas, as equipes da operação estão interagindo com as populações locais para buscar soluções e promover ações em educação, saúde, ambiente, direitos humanos e justiça, cultura, comunicação, trabalho e tecnologia e produção.

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação