Palmitos contará com mais uma Unidade Básica de Saúde

Na segunda-feira dia 11, o prefeito Norberto Paulo Gonzatti e a secretária de saúde Tânia Henchen assinaram a ordem de serviço para construção de uma nova Unidade Básica de Saúde – UBS em Palmitos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmitos tem como principal objetivo oferecer serviços de qualidade à população. Com a efetivação deste projeto o prefeito Norberto acredita que “o município poderá, com mais facilidade, atingir o objetivo proposto e proporcionar maior conforto, resolutividade, segurança aos usuários e profissionais, melhorando a qualidade no atendimento prestado”.

Esta terceira Unidade de Saúde ficará localizada na Rua Oswaldo Cruz, com área total de 215,84 m², por meio da execução da empresa Caibi Empreendimentos. Os recursos, destacou a assessora de planejamento de Palmitos, Andréia Schenatto, são oriundos do Fundo Nacional de Saúde, através do Programa Pac 2, no valor de R$ 408.000,00. “A 1ª parcela já está na conta do município desde fevereiro. A obra, constará R$ 414.764,06, sendo que apenas R$ 6.764,06, será a contrapartida do município” explicou Andréia.

Nesta unidade funcionará mais uma equipe de Estratégia da Saúde da Família – ESF 03, que tem uma população adstrita de 2.880 pessoas, cadastradas no SIAB 916 famílias, 1 profissional médico, 1 profissional enfermeiro, 1 técnico de enfermagem e 7 agentes comunitários de saúde.  Prestará uma média de 500 consultas médicas, 380 consultas de enfermagem, 50 curativos, atendimento de urgência e emergência, visitas domiciliares e demais atendimentos que a população necessite.

A Secretária Tânia explicou que há pouco tempo o município de Palmitos ampliou vários serviços na Unidade, com mais uma equipe de Estratégia da Saúde da Família – ESF, outra de Saúde Bucal, a criação da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, além da contratação de mais profissionais, com o objetivo de melhorar a assistência prestada à população, com isso, demandando maior espaço físico para a execução das atividades com qualidade, o que culmina na construção desta nova unidade.

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação