Agentes Comunitários de Saúde participam de formatura

CURSO DE ACS – 400 HORAS

No último dia 13/09/2010 formaram-se 22 Agentes Comunitários de Palmitos e 2 de Cunhataí em Chapecó no curso de formação para agentes comunitários de saúde.

Prefeito Municipal de Palmitos Norberto Paulo Gonzatti foi o paraninfo da turma. As monitoras foram as enfermeiras Evandra, Jaqueline, Jandira, Natália e Veridiana. A formatura contou com mais 2 turmas da região de Chapecó e participaram também autoridades locais e da Escola de formação em Saúde de Florianópolis. Após os atos oficiais foi oferecido um coquetel aos formandos e participantes.

O curso iniciou em Palmitos no dia 01/06/2010 e terminou em 30/08/2010, foi ministrado no auditório da prefeitura de Palmitos por enfermeiros da Secretaria municipal de saúde e enfermeira da 29ª GERSA. Participaram do curso 24 ACS sendo 22 de Palmitos e 2 do município de Cunhataí.

O curso de formação de ACS teve uma carga horária de 400 horas/aula, sendo 120 de concentração (teórica) e 280 de dispersão (ensino em serviço). As aulas foram bem diversificadas com apresentação de teatros para crianças e adolescentes dos programas desenvolvidos no município de Palmitos como PETI e AABB comunidade, abordando temas referentes à prática do ACS, como também outras atividades na comunidade como entrevistas, orientações, questionários e em sala de aula com a participação da comunidade.

A responsável pela organização do curso foi a EFOS (Escola de Formação em Saúde de Santa Catarina) coordenado regionalmente por profissionais da 4ª Gerencia de Saúde de Chapecó, e parceria com a gerência de saúde de Palmitos e dos municípios envolvidos: Cunhataí e Palmitos e financiado pelo Ministério da Saúde.

O curso teve como objetivo:

-Proporcionar aos Agentes Comunitários de saúde acesso a educação para que possam desenvolver melhor suas funções, comprometidos com os princípios e diretrizes do SUS.

-Formar cidadãos comprometidos com a prática profissional

-Colocar à disposição da sociedade, um profissional apto ao exercício de suas funções e consciente de suas responsabilidades

-Integrar o ensino ao trabalho.

Os Agentes Comunitários de Saúde são o elo entre a comunidade, as Unidades de Saúde e os outros profissionais da equipe de saúde da família. Realizam orientações de prevenção a doenças e promoção da saúde como também quando necessário encaminham e agendam as pessoas que necessitam de outros atendimentos. O agente na realidade também realiza o diagnóstico da comunidade em que atua auxiliando a secretaria municipal de saúde no planejamento das ações e serviços executados no município.

A qualidade da assistência prestada à população melhora significativamente com a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde, pois quando o profissional é qualificado, aumenta a eficiência de seu trabalho repercutindo diretamente na melhora da qualidade de vida e bem estar da população.

Em seu pronunciamento Prefeito Municipal Norberto Gonzatti, falando em nome dos demais prefeitos presentes, deu os parabéns a todos os formandos por mais esta etapa profissional cumprida, tenham a certeza que sua contribuição é de suma importância para que tenhamos uma saúde de melhor qualidade, nos municípios de Palmitos e Cunhataí. Ressaltamos também a importância e o apoio que as famílias do município de Palmitos dispensam ao trabalho dos agentes comunitários de saúde, os recebendo e contribuindo desta maneira para que todos tenham melhor qualidade de vida, finalizou o Prefeito Norberto.