Internet rural muda a vida de famílias agricultoras de Palmitos
"Consulto os sites de meteorologia todas as manhãs, às vezes, até duas vezes por dia para poder fazer um bom planejamento e acompanhamento da minha lavoura." A afirmação do produtor rural Liberto Friedrich, morador da Linha Floresta, interior de Palmitos, poderia parecer impossível até pouco tempo, mas, uma iniciativa da administração municipal, o Programa Municipal de Incentivo à Telefonia e Internet, está contribuindo com a mudança no modo como os agricultores de Palmitos administram suas empresas agrícolas e se relacionem com o mundo. Em apenas seis meses de funcionamento o programa já ação a instalação de internet e telefonia fixa para 103 famílias agricultoras do município.
Instituído por Lei Municipal, o programa busca estimular a criação de grupos de agricultores e subsidiar, cada família integrante, com R$ 330, destinado às despesas com a instalação dos serviços de internet e telefone. O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente Hermes Antonio Franciscato, diz que o agrupamento das famílias facilita o processo de compra dos serviços, principalmente nos locais mais afastados da cidade. "Hoje o município de Palmitos possui 2.147 propriedades rurais e nossa meta é contribuir para que a internet chegue à maior parte destas famílias até 2012," defende.
Internet e o fomento das pequenas propriedades rurais
As facilidades para a instalação destas tecnologias estão auxiliando no desenvolvimento da agricultura familiar em Palmitos. Na casa dos Friedrich, que formou grupo com outras cinco famílias da Linha Floresta, o casal Liberto e Glaucinara utiliza a web como ferramenta de atualização sobre as tendências do setor agropecuário, mercado e economia. "A internet nos oferece informações para que possamos melhorar nossa produção de grãos e criação de suínos," diz Liberto. Os filhos Douglas, de 14 anos, e Darlan, de 6 anos, também se beneficiem com o conteúdo disponível na web. "Sempre faço trabalhos e pesquisas utilizando a internet. Tem muita informação que posso utilizar para os meus estudos," comenta Douglas, que frequenta a 8ª série do Ensino Fundamental.
"A iniciativa também busca proporcionar melhorias também na vida do jovem do campo, e contribui para mate-los no meio rural," comenta o secretário Franciscatto. O secretário discorre ainda sobre o impacto da banda larga no agronegócio do município. De acordo com ele, com a internet, o produtor rural tem acesso à imensa quantidade de dados e serviços existentes na rede, tais como cotações dos produtos agrícolas, previsão do tempo, serviços bancários, informações e orientações de órgãos ligados à atividade rural, como a Embrapa, o Ministério da Agricultura, e entidades locais, como cooperativas e prefeitura.
A tecnologia nas áreas remotas do município
Para que a internet chegue à residência das famílias no interior do município, os produtores rurais estão optando pela internet via rádio, uma das tecnologias mais utilizadas por possuir um baixo custo de manutenção e ter boas taxas de preço e velocidade. Responsável pela maior parte dos serviços da internet e telefonia fixa no interior do município, a empresa palmitense FuturaSC internet Provider (antiga Promitos), possui, hoje uma estrutura de 45 antenas na zona rural de Palmitos, que variam de 7 a 35 metros de altura, e mais três estão em andamento. A meta da empresa é que até o final de 2011 atender 80% do interior com os serviços.
Conforme a gerente da FuturaSC, Giovana Giacomolli, a tecnologia empregada é wireless (sem fio), que permite a conexão à internet sem a necessidade de uso de cabos (nem de telefonia, nem de TV a cabo, nem de fibra ótica), através da instalação de uma antena e de um rádio de transmissão. "Esse sistema coloca o usuário em contato direto com a internet, onde ele poderá navegar a vontade permitindo entre outras facilidades, acesso imediato, sem discagem, sem validação de senha, entre outros. Basta ligar o computador e a pessoa está na internet, com acesso ilimitado, 24 horas por dia," esclarece Giovana.
A gerente diz que com implantação do Programa Municipal de Incentivo à Telefonia e Internet houve aumento pela procura de instalação da web e telefonia fixa no interior. "Há tempos atrás, instalar internet e telefone no interior tinha um custo muito elevado. Hoje com a organização das comunidades e o subsídio repassado pela prefeitura ficou bem mais acessível," comenta.
Comunicação do interior de Palmitos para o mundo
A tecnologia instalada na residente do casal Marino (65) e Idila Scheffler (62) da Linha Estreito, permite o acesso a ilimitadas informações, mas não apenas a isso. A vida do casal, pais de Sinome, que mora em Pomerode (SC) e Cinara, que atualmente reside em Nova York, nos Estados Unidos, mudou para melhor com a possibilidade conversar com as duas filhas através de um programa conectado a internet que permite chamadas gratuitas de imagem e voz. "Outro dia estávamos tomando chimarrão, aqui perto, embaixo das árvores, e ao mesmo tempo, vendo e falando com a Cinara que está Nova York," comemora Idila.
O casal que há anos mora na propriedade nunca imaginou poder contar com um serviço com tantas possibilidades de interação em casa. Mas a tecnologia não assuntou o casal de agricultores que foi em busca de aprender a usar os novos recursos. Dona Idila se inscreveu no curso de Inclusão Digital, disponibilizado gratuitamente aos agricultores rurais do município através da administração municipal, Senar e Sindicado dos Produtores Rurais de Palmitos. "Nunca tinha ligado o computador e, com o curso, fiquei muito feliz, pois percebi que tenho condições de aprender estas tecnologias e quero me aperfeiçoar ainda mais" afirma.
Curso de internet gratuito aproxima produtor rural as tecnologias
Como a dona Idila, outros 50 produtores rurais do município já concluíram Curso de Inclusão Digital por meio da parceria entre a administração municipal, Senar e Sindicado dos Produtores Rurais de Palmitos. Por meio do programa, lançado há dois anos pelo Senar Nacional, o produtor rural aprende os conceitos de informática básica e sobre como usar a internet, canais específicos para o setor rural e o e-mail. O curso possui duas etapas de 16 horas cada e as aulas são realizadas na sala de informática da prefeitura municipal.
O prefeito Norberto Paulo Gonzatti diz que a disponibilização gratuita do curso de computação para os agricultores é, ainda, um complemento do Programa Municipal de Incentivo à Telefonia e Internet. "Ao mesmo tempo em que é facilitada a aquisição e instalação da estrutura necessária para o acesso a internet, também é disponibilizado aos agricultores o conhecimento para que possam utilizar a ferramenta da melhor forma possível em suas atividades," diz o prefeito.
Para Gonzatti as iniciativas de incluir o homem do campo digitalmente trazem qualidade de vida para toda comunidade é uma ação de cidadania. "Atualmente, uma das ações mais importantes é a inclusão digital, pois, traz informação, conhecimento e formação. É fundamental que os moradores da área rural do nosso município também tenham acesso as tecnologias que, acima de tudo, é uma forma de valorização do homem do campo." concluiu Gonzatti.
Publicado por: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Rosângela Freitag -|MTb/SC 03142 JP|
(49) 3647-9622 / (49) 9906-2127