3º Café e Cultura de Palmitos mostra os talentos da terra

Na noite de 12 de junho foi realizado em Palmitos o 3º Café e Cultura. Evento que reúne talentos locais, da Casa da Cultura Paulo Eduardo Máximo Müller. A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, através do Departamento de Cultura organizou o evento, realizado este ano, no Centro de Idosos Esperança.

A coordenadora da Casa da Cultura, Gilvane Dessanti explicou que o objetivo da ação cultural é trazer os talentos, “que hoje fazem parte do corpo de alunos do Departamento de Cultura do município, demonstrando o trabalho que é desenvolvido pelos professores da casa, cada um com suas características e estilo musical” afirmou.

Além das atrações da casa, o compositor da música “O pito”, Cláudio Patias realizou uma participação especial. A noite iniciou com o pronunciamento das autoridades: prefeito Norberto Paulo Gonzatti, vice-prefeito José Roberto Gomes, presidente da Câmara de Vereadores Rineldo Domingos Perin, secretária municipal de educação, cultura e esporte Darlise Vaccarin Fadanni e coordenadora de cultura Gilvane Dessanti. Durante toda noite foi servido café, bolo de chocolate e toda a decoração foi pensada em homenagem ao dia dos namorados, com o tema “for lovers”.

A Orquestra Sonare abriu a noite de música com a música Dancing Queen do grupo Abba, com alunos das oficinas de teclado, violão e flauta, coordenados pelos professores Cleyver, Flavio, e Gustavo.

Pela segunda vez os alunos da escola APAE se apresentam no Café e Cultura. Em 2014 a Casa da Cultura disponibilizou um professor para desenvolver atividades com os alunos. Neste ano coordenados pelo professor Flavio, cantaram a música “Jesus Cristo”, de Roberto Carlos.

Na sequência a aluna de violão, Sabrina Zanini, apresentou uma mostra do trabalho desenvolvido, durante apenas três meses de aula. Depois o grupo Marcas da Tradição, coordenado pelo professor Paulo Rodrigues, trouxe as danças gauchescas.

Também iniciou neste ano, na Casa da Cultura, a oficina de flauta, com a junção de teclado e violão. O professor Flávio trouxe seus alunos para apresentar a música “O sol”. O coral Jovens Cantores apresentou-se em seguida. Suas atividades iniciaram há 08 anos e desde lá muitas crianças e jovens já trilharam esse caminho. O coral é coordenado pelo maestro João Altman e apresentou a música “Aleluia”.

A sétima apresentação reuniu alunos da Orquestra Sonare, da cidade e interior do município, coordenados pelos professores Cleyver e Flavio. Apresentaram a música “Pra não dizer que não falei das flores”, com flauta e violão.

Os ex-alunos da Casa da Cultura, Jean Carlos e Gabriel também foram convidados a participar e interpretaram as músicas “A majestade o sabiá” e “Amor de primavera”. Os alunos das aulas ministradas na escola da Sede Oldenburg, sob a orientação do professor Cleyver, também representaram sua escola. Depois foi a vez do aluno de gaita do professor Gustavo, Caio Gonzatti com a música “Balseiros do Rio Uruguai”.

O cantor e compositor Claudio Patias, que hoje reside em Palmitos, cantou e apresentou algumas de suas composições, como “O pito”: Olha guri, reparas o que estás fazendo, depois que fores é difícil de voltar. Passei-te um pito e continuas remoendo teu sonho moço deste rancho abandonar. Olha guri, lá no povo é diferente, e certamente faltará o que tens aqui. Eu só te peço: não esqueças de tua gente, de vez em quando manda uma carta, guri. Se vais embora, por favor, não te detenhas; segue em frente não olhes para trás e assim não vais ver a lágrima insistente que molha o rosto do teu velho, meu rapaz. Olha guri, pra tua mãe cabelos brancos e este velho que te fala sem gritar. Pesa teus planos, eu quero que sejas brando; se acaso fores pega o zaino para enfrenar. Olha guri, leva uns cobres de reserva; pega uma erva pra cevar teu chimarrão e leva um charque que é pra ver se tu conservas uma pontinha de amor por este chão.

Dando continuidade ao Café e Cultura o professor Gustavo e a aluna de teclado Vitoria Kussler apresentam a música “Mamma mia” – Abba. Depois, comprovando a teoria de que não existe idade para aprender algo novo, o trio Alto Asrtal se apresentou pela primeira vez ao público, com Nilce Prety e Marildes Nadalleti no violão e Neiva Alba no teclado, cantando a musica “Beijinho doce”.

Os alunos de violão da escola da Linha Passarinhos também se apresentaram, bem como Juliomar Pedroso e Larissa Kerkoff, alunos de teclado. Após, com a música “Pais e filhos” apresentou-se o grupo Sintonia Jovem, coordenado pelo professor Cleyver. Na sequência, os alunos da escola de São Bras, do projeto Cultura ao alcance de todos, coordenados pelo professor Cleyver, mostraram seu talento.

O grupo musical Justaposição apresentou o projeto acústico Voz e violão, composto pelos alunos Andrey, Renan e Douglas, com coordenação do professor Cleyver e apoio na percussão do professor Conrad. O Café e Cultura foi encerrado pelos ex-alunos da Casa da Cultura, formado em 2009 como Primeiro Acorde e hoje com trabalho independente, também com uma palinha do prefeito Norberto.

A secretária de educação, cultura e esporte, Darlise agradeceu o envolvimento da comunidade, por mais uma vez participar. “Pudemos ver a evolução dos alunos, o empenho dos professores e o engajamento da coordenação, tudo graças ao apoio das famílias, que incentivam estes jovens tão talentosos a continuarem seguindo seus sonhos” afirmou Darlise.

Vinte atrações foram apresentadas, com números dispostos em dois palcos, para dinamizar o espetáculo. Os alunos foram coordenados e orientados pelos professores Cleyver Lunardi, Conrad Christian Müller, Flavio Costa, Gustavo Kleinert, João Altmann e Paulo Henrique Rodrigues, sob a coordenação geral de Gilvane Dessanti.

Ediane Zanella

Departamento de Jornalismo e Marketing – Helfer Comunicação