Conferência Municipal discute o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social

O aperfeiçoamento e a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a valorização dos trabalhadores foram os temas centrais da 2ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada em Palmitos nesta sexta-feira (29). Lideranças, profissionais da área e comunidade, participaram do evento realizado durante toda à tarde, no Centro de Convivência dos Idosos. No encontro foram propostas diretrizes e ainda eleitos os delegados para a 8ª Conferência Estadual de Assistência Social.

O tema central da conferência foi ministrado pela assistente social, Roselaine Klaus Camatti, que trabalhou dando ênfase nos quatro sub temas que foram: Estratégias para a estruturação da Gestão do Trabalho no SUAS;  Reordenamento e Qualificação dos serviços socioassistenciais; Fortalecimento da participação e do controle social e a A centralidade do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil. Também foram discutidos os eixos temáticos, com apresentação de propostas, aprovações e leitura do relatório final.

Na abertura do evento, o prefeito municipal, Norberto Paulo Gonzatti, falou sobre os programas, projetos e ações sociais em andamento no município, e a possibilidade de organização e planejamento dos mesmos através da criação da Secretaria Municipal de Assistência Social. De acordo com ele, a conferência foi mais uma grande oportunidade dos profissionais da área socioassistencial, sociedade e poder público discutir as principais necessidades para avançar ainda mais nas ações que beneficiem e que garantam os diretos básicos à comunidade.

A secretária de assistência social, Andreza Slomski, destacou a grande mobilização da comunidade palmitense no encontro. "A expressiva participação de todos os envolvidos foi muito importante, pois, juntos, discutimos as principais propostas que agora serão apresentadas aos representantes de todo Estado". Andreza salientou que 8ª Conferência Estadual de Assistência Social de Santa Catarina será realizada em Balneário Comboriú, de 3 a 5 de outubro de 2011.

A 2ª Conferência Municipal de Assistência Social foi organizada pela administração municipal, através da Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social. A abertura do evento contou ainda a presença do vice-prefeito de Palmitos, José Roberto Gomes, da presidente do Conselho Municipal de Assistente Social, Adelize Oesterlein e demais lideranças de Palmitos e da região.

Publicado por: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura Municipal de Palmitos
Jornalista Responsável: Rosângela Freitag -|MTb/SC 03142 JP|